O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Nildo José Lübke, participou como convidado da reitoria da UEM, de duas inaugurações, na sexta-feira (1º). Acompanhado do reitor Décio Sperandio, do vice, Mario Azevedo, e dos gestores eleitos, Júlio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé, Lübcke inaugurou o Laboratório de Adsorção e Troca Iônica, do Departamento de Engenharia Química (DEQ), e do novo bloco da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA).

Representando o governador Orlando Pessuti, Lübke, participou de uma pequena reunião na reitoria, onde já se encontrava o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, que fechou convênios para a produção de medicamentos, aproveitando o potencial do Lepemc, da Universidade.

Em seguida, todos foram até o bloco E-10, onde foi inaugurado o Laboratório de Adsorção. Segundo o coordenador do laboratório, Pedro Arroyo, e a sua vice, Maria Angélica Barros, o espaço de 110 m² é fruto de uma parceria entre a UEM, o CNPq e a Petrobras. “A adsorção é um processo de separação que remove determinados componentes de uma substância, como agentes contaminantes, por exemplo”, explicou Maria Angélica. “A Petrobras procura tecnologias limpas para descontaminar o gás natural que ela produz. Nós temos essa tecnologia e esse laboratório vai viabilizar uma parceria entre nós”, acrescentou Arroyo.

O diretor do Centro de Tecnologia, Mauro Ravagnani, disse que um convênio como este é resultado do investimento do DEQ na capacitação de pessoal e na tentativa de encontrar tecnologias que podem mudar a vida das pessoas. “É o caso deste convênio com a Petrobrás, que vai contribuir com a purificação do gás natural, utilizado, por exemplo, como combustível. Enfim, é mais uma etapa vencida nos 38 anos do DEQ. Agora, só falta inaugurar nosso bloco novo, em construção.”

O professor Décio Sperandio disse que o DEQ é uma referência na produção científica da UEM, que ajuda a Instituição ser a primeira do Estado e a décima nona do País. “Deixamos aqui, eu e o professor Mario, o reconhecimento pela qualidade da produção e dos profissionais que fazem parte deste departamento”. O elogio foi reforçado pelo secretário Lübke, que lembrou que a efervescência de obras e projetos conquistados pela UEM são, na verdade, “motivo de orgulho para todo o Paraná”.

UPA – Depois do encontro no novo bloco, foi a vez das comitivas do secretário e da administração da UEM se dirigirem para a Av. Morangueira, ao lado do Hemocentro Regional, onde foi inaugurada a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), da UEM, num novo bloco, o S-30.

A UPA oferece atendimento à comunidade: individual e em grupo para crianças, adolescentes e adultos; para dependentes químicos; aos egressos penitenciários; a jovens mães solteiras; e faz acompanhamento aos pacientes e familiares em hospitais. Além disso, desde sua criação, em 1984, a Unidade vem possibilitando aos alunos/estagiários regularmente matriculados no 5o ano de Psicologia, a sistematização e o aprofundamento dos seus conhecimentos em diferentes áreas. A obra recém inaugurada é cotada em R$ 1.415 milhões. Conta com 1.167 m², distribuídos em dois blocos: um de atendimento e outro de coordenação, além de um auditório com 110 lugares.

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Artes, Lúcio Tadeu Mota, agradeceu à professora Marli Lamb, pela concretização da nova UPA. Disse que foi ela, em 2005, que solicitou a aprovação do projeto, “visto que o governo do Estado sinalizava com recursos para a infraestrutura das universidades”.

O vice-reitor Mario Azevedo disse que os recursos que vêm sendo aplicados na UEM, muitos deles viabilizados pelo governo do Estado, estão beneficiando o coletivo. E não só no coletivo da UEM, mas são aplicados em obras que estruturam projetos para o benefício da comunidade em geral. “Por tudo que a UPA representa, essa inauguração é uma grande vitória. Viva a UEM”, concluiu.

Com a lembrança de que, há 16 anos, no seu primeiro mandato, inaugurou o primeiro espaço da UPA, o reitor Décio Sperandio iniciou seu pronunciamento. Destacou que ali se podia verificar a face generosa da UEM, que se abre para dar apoio ao outro. Mas, naquela obra, “podia também ser vista a face empreendedora da Universidade, porque a equipe técnica, coordenada pelo prefeito do câmpus, Lorival Zamuner, constrói o metro quadrado mais barato entre as universidades, sem perder a qualidade e comprometer a funcionalidade do projeto”.

Por fim, o secretário Lübke se disse orgulhoso por saber que aquela Unidade, tão útil à comunidade de Maringá, foi construída com recursos do governo do Estado. “Não há investimento melhor do que estimular o conhecimento e colocá-lo à disposição daqueles que precisam de apoio e resgate. Os recursos que temos colocados na UEM têm se revertido em muitas vitórias, não só na área da saúde. E isso nos deixa muito orgulhosos”, completou.