A Exposição Fotográfica Rio Paraná: vida em harmonia foi aberta nesta terça-feira (5) e poderá ser vista até dia 14 no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá. As fotos são de Wladmir Marques Domingues, biólogo do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da UEM (Nupélia). Ele apresenta uma pequena amostra da diversidade e riqueza de ambientes naturais da planície de inundação do rio Paraná. As imagens slecionadas representam algumas das espécies da fauna e da flora, além dos ambientes nos rios Ivinhema, Baia, Paraná e nas áreas alagáveis que compõem todo o sistema da planície de inundação. As fotos estarão distribuídas em onze paineis e mostram os insetos, aves, animais e pescadores que vivem no Rio Paraná.

Durante a solenidade, Samuel Veríssimo destacou que a mostra era mais um produto das pesquisas realizadas pelo Nupélia, algo não esperado, já que imagina-se que eles só possuem visão científica, de pesquisador. Lembrou que o Nupélia conta com mais de um fotógrafo. Domingues agradeceu aos patrocinadores CEF, Compubrás e Sapiens pelo apoio fundamental para que a mostra pudesse ocorrer e comentou que a fotografia é um hobby que gosta muito de fazer. Celso Ikedo, o próximo expositor, também apresentou seus agradecimentos. Destacou que seu trabalho é mais um ensaio fotográfico sobre o cotidiano do pescador.

O horário de visitação é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Grupos de turistas e de escolas podem agendar visitas pelo fone 3011-4294. A próxima exposição, intitulada A Pesca Artesanal no Reservatório de Itaipu e seu ambiente, será de 18 a 29 de outubro.