No dia 19 deste mês, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) participará do lançamento do Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania – Maringá, Sarandi e Paiçandu. A proposta do evento é criar um espaço de discussão da gestão de resíduos e inclusão social dos catadores e separadores - associados ou não - que participam deste processo. É necessário evidenciar esta questão e envolver toda a sociedade, de forma a promover um diálogo permanente que construa soluções contemplando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

A iniciativa de convocação deste Fórum é do Ministério Público do Trabalho, através do Procurador Fábio Aurélio da Silva Alcure. Participam ainda da Coordenação Colegiada o município de Paiçandu (representante dos municípios), o Cesumar (representante da sociedade civil), a Coopercentral (representante das cooperativas de catadores), o Instituto das Águas – Secretaria de Estado de Meio Ambiente (representante do poder público).

O lançamento será no dia às 19h, no Anfiteatro Marista, que fica na Av. Tiradentes, 963, em Maringá. Após o lançamento, o Fórum funcionará por meio de reuniões mensais, que, a princípio, ocorrerão sempre na segunda sexta-feira de cada mês, em um auditório da UEM, a ser definido, no horário das 8h30 da manhã.

O evento de instalação contará com a presença de autoridades, inclusive o secretário de Estado do Meio Ambiente – Jorge Augusto Callado Afonso e o promotor de Meio Ambiente de Maringá – Dr. Manoel Ilecir Heckert, e breves exposições da procuradora do Trabalho, Margaret Matos, representando o Fórum Estadual Lixo & Cidadania; da representante do Movimento Nacional dos Catadores de Matérias Recicláveis – MNCR, Marilza Aparecida Lima; e do professor Edson Ikeda, pesquisador da UEM com experiência na área de Engenharia.

A coordenação colegiada do Fórum convida a população e entidades dos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu para que juntos se pensar esta questão que diz respeito a todos.