Cerca de 600 pessoas acompanharam a solenidade de transmissão de cargo e posse dos novos dirigentes da Universidade Estadual de Maringá. Eleitos no dia 18 de agosto deste ano, com 62,35% dos votos da comunidade universitária, o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé estarão à frente da UEM pelos próximos quatro anos.

Galeria de fotos

Reitor ladeado pela filha e pela mãePrates Filho emocionou-se ao relembrar suas origens. Natural de Nova Granada, interior de São Paulo, seu pai era um homem simples, ferreiro por profissão. Quando chegou aos 42 anos de idade, ele foi acometido por uma doença que o impediu de trabalhar. A partir daí a mãe assumiu a responsabilidade de manutenção da casa. "A necessidade mostrou uma mulher de coragem e determinação, que fez questão de que ver os filhos formados, com a chance de um futuro promissor", disse, sem esconder a emoção e ao mesmo tempo reconhecendo que deve muito à mãe a conquista de chegar à reitoria de uma grande instituição como é a UEM.

Aplaudido pela plateia, o novo reitor também prestou homenagem à comunidade universitária que o colocou à frente da Instituição. E fez uma referência especial aos seus antecessores, os professores Décio Sperandio e Mário Azevedo. "A UEM é a marca do trabalho e do empreendedorismo de todas as gestões, mas não posso deixar de reconhecer que a Universidade avançou de maneira significativa nos últimos quatros anos. Houve avanço, tanto na infraestrutura, com a construção de novos blocos e laboratórios, como em ações afirmativas que possibilitaram que mais pessoas tivessem acesso ao ensino público e de qualidade e ao mesmo tempo o incremento de atividades extensionistas".

Sobre a sua gestão, disse que ela será pautada no diálogo e na transprência, privilegiando o caráter regional da UEM, como uma universidade multicampi. "Precisamos avançar buscando a excelência com participação e a ampliação da inserção na sociedade, das ações afirmativas e da parceria com entidades civis", resumiu Prates Filho. Ele também destacou como metas a defesa da autonomia universitária, a manutenção do diálogo com qualidade com os governos municipal, estadual e federal, a integração com as demais universidades, bem como a busca pelo desenvolvimento regional e a internacionalização. "Tenho a certeza de que, com o apoio e trabalho da vice-reitora Neusa Altoé e de toda a nossa equipe, iremos superar desafios", pontuou.

A solenidade foi presidida pelo governador Orlando Pessuti. O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, deu a posse oficial aos novos diregentes da UEM. Em seu discurso, o secretário discorreu sobre o simbolismo da solenidade e dos trajes talares que, no ambiente acadêmico, foram adotadas pelas universidades européias a partir do século XIII, com o aparecimento da figura do reitor, segundo o secretário. Ainda de acordo com Lübke, essas vestimentas têm cores e composição carregadas de simbolismo. Por exemplo, o pelerine e o capelo, na cor branca, representam todas as áreas do saber, ou seja o conjunto do conhecimento. Lübke disse que o conhecimento é o que faz o homem ser civilizado. "A sociedade sem o conhecimento está à mercê de si e do vento", citou o secretário.

Ainda falando de simbolismos, Lübke disse que o capelo é sinal de "poder investido do conhecimento". Através do conhecimento se aprende a pensar e a fazer. E o fazer, nas palavras dele, significa derrotar a pobreza e a ganância e a aprender a viver solidariamente. "A solidariedade é a nova marca do conhecimento", disse.

Lübke também destacou o papel da UEM no conjunto das universidades públicas do estado. "Júlio e Neusa vão administrar a Universidade com um orçamento de R$ 380 milhões". Valor que, segundo o secretário representa cerca de metade do orçamento de Maringá. Ainda falando em números, Lübke lembrou que no câmpus universitário existem, hoje, cerca de 65 mil metros quadrados em obras. O secretário finalizou sua fala pontuando algumas metas para a Instituição, como por exemplo, a de que todos os cursos de graduação tenham seu respectivo programa de pós.

Antes de pronunciar-se, o governador Orlando Pessuti fez a entrega solene do capelo para o novo reitor. Então, iniciou sua fala enumerando algumas ações com foco na segurança. Durante a quarta-feira, aproveitando sua estada em Maringá, o governador criou o 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná e a 4º Companhia da PM em Sarandi. E anunciou processo licitatório para construção do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), além de oficializar convênio que viabiliza aumento no número de bombeiros, que atuam no aeroporto, bem como aquisição de mais um caminhão especial para prevenção e combate de incêndios no local.

Numa alusão ao lema adotado por Júlio e Neusa durante a campanha (Siga em frente UEM), Pessuti disse que é preciso ir seguindo em frente, buscando contribuir para que a Universidade se fortaleça ainda mais, construindo um caminho firme para aqueles que aqui hão de chegar.

Ao deixar o cargo, Décio Sperandio proferiu um discurso marcado por agradecimentos e desejando pleno êxito aos novos dirigentes. Citando também algumas conquistas. Lembrou que esteve à frente da UEM por duas gestões. A última, em especial, foi marcada pela somatória de trabalho, busca e valorização de talentos e pela estrela, referindo-se à forte parceria com o governo.

"O governo do estado acreditou e investiu no potencial da Universidade para implementação das políticas públicas. Foram investimentos em infraestrutura, para realização de eventos, na concessão de bolsas", enumerou. E resumiu: "Foi um período de vacas gordas".

Segundo Sperandio, em quatro anos, a UEM captou mais de R$ 180 milhões através e editais das entidades de fomento. E com esse número, ele citou a parceria celebrada também com o governo federal. "Desejo que o Júlio e  Neusa tenham a mesma estrela". Ao final da sua fala, Sperandio foi aplaudido de pé pela plateia.

Diversas autoridades acompanharam a solenidade, incluindo os integrantes dos três conselhos superiores da UEM, reitores e representantes de diversas universidades do Paraná, além de dirigentes de entidades da sociedade civil. Prefeitos e vereados de diversas cidades também marcaram presença na solenidade. O prefeito de Maringá, Silvio Barros, integrou a mesa principal do evento. Destaque também para a senadora eleita pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, e deputados estaduais e federais. Entre as autoridades acadêmicas da UEM, a solenidade contou com a presença de reitores que outras gestões, que ajudaram a compor a mesa principal.