A entrega da nova carteira de identificação dos alunos da Universidade Estadual de Maringá iniciou-se hoje de manhã (18) pelo curso de Direito matutino. Os três primeiros atendidos foram Isadora Buchalla Tieghi, Luis Felipe Alonso Casarolli e Guilherme Barros Clemente Pereira, do primeiro ano do curso. Por problemas na montagem da estrutura da tenda, que fica em frente ao Restaurante Universitário, os acadêmicos de Economia matutino, que seriam os primeiros, foram remanejados para o dia 21, das 11 ao meio-dia (1º e 3º anos) e para dia 22, das 8 às 9 horas (2º e 4º anos). A previsão é que todo o processo termine em final de novembro, incluindo a carteira dos servidores.

Segundo o pró-reitor de Administração, Marcelo Soncini, a vantagem do novo documento é que ele poderá servir tanto como identificação dos alunos e servidores como agregar valor por contar com tarja magnética. Explica que, em nova etapa, após instalação de catracas e programas específicos, a carteira poderá ser usada para pagar contas no Restaurante Universitário, Farmácia Ensino, reprografia e outros depois de ter carregados os créditos. A validade é o prazo de realização do curso. Para os servidores, a validade será de dez anos.

Todo o custo de confecção está sendo bancado pelo Banco Santander, que foi a única instituição a atender o chamamento público da UEM. O banco oferece à comunidade universitária seus produtos e serviços com vantagens específicas. De acordo com o gerente geral do banco da agência Maringá, Edílson Piotto, a intenção da instituição é uma parceria com a UEM e ofertar contas universitários para os estudantes, além de serviços e produtos.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia, das 14 às 18 horas e das 19h30 às 22h30. O cronograma de atendimento pode ser visto na página da PAD: www.pad.uem.br/files/oficio_circular_004_10_anexo.pdf. Os alunos de cursos a distância devem encaminhar fotos para que o documento seja providenciado, assim como os servidores aposentados. O projeto está sendo implantado pela PAD em conjunto com a Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários.