Aluna do PDE da UEM, Inês Lourenço Augusto, é uma dos cinco vencedores do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais. Os ganhadores foram selecionados na última segunda-feira (1) e terão como premiação uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal. Além da viagem para conhecer iniciativas internacionais de mobilização social, certificado de participação e assinatura anual da revista Fórum, eles também serão homenageados com um troféu de reconhecimento.

Mais de 3 mil projetos foram inscritos e para a escolha dos vencedores foram levados em consideração: a inovação dos projetos, clareza sobre o conceito de tecnologia Social, reaplicabilidade e o envolvimento da comunidade.

Iniciado em 2008, o Concurso é destinado aos professores do ensino fundamental de escolas públicas de todo o Brasil. Promovido pela Fundação Banco do Brasil e pela revista Fórum, tem como principal objetivo incentivar o envolvimento de educadores, alunos, pais e a comunidade em ações que possam promover emprego e renda, garantir a permanência dos alunos na escola e a preservação ambiental sustentável.

Inês Lourenço Augusto, que é de Umuarama, inscreveu o projeto Árvores da Vida - a cada nascimento uma árvore é plantada em Umuarama, que foi escolhido como a melhor proposta da Região do Sul.

Os outros vencedores foram:

Nordeste
José F. Siqueira - Vera Cruz (RN)
- Conjunto de Ações Voltados ao Reaproveitamento de Resíduos da Mandioca: evitando a degradação do meio ambiente e melhorando a segurança alimentar do local.

Norte
Cristina O. de Mello
São Sebastião da Boa Vista (PA)
- Falando Descubro, Escrevendo Existo - registro de histórias orais que se tornam livros a serem distribuídos nas bibliotecas das escolas.

Centro-Oeste
Rosemeire da Silva - Ponta Porá (MS)
- Sistema Agroflorestal no Assentamento Itamarati: um instrumento pedagógico para a a construção de conhecimentos em agroecologia.

Sudeste
Marilúcia G. Ferreira da Silva - Rio de Janeiro - RJ
- Banco Verde/Bazar Verde: meio ambiente, economia solidária e reciclagem.