Para quem tem interesse em aprender um novo esporte, ainda neste ano, tem a oportunidade de fazer gratuitamente duas modalidades de aventura: skate e escalada. Foram abertas na Universidade Estadual de Maringá (UEM), novas turmas, que atendem tanto a comunidade universitária quanto a comunidade. O local das duas atividades é o Museu Multidisciplinar (Mudi).

O skate visa crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos de idade. Já o ensino e treinamento na escalada em parede, é destinada a pessoas de qualquer idade, a partir dos 6 anos. Não é preciso ter experiência para participar. Ambas são gratuitas e abertas a de todas as classes sociais. Mesmo quem não tiver material pode freqüentar as aulas.

As aulas já são ministradas desde o início do ano pelos integrantes do Grupo de Estudos do Lazer do Departamento de Educação Física (GEL/DEF). Agora são abertas novas turmas nos seguintes dias e horários:

Skate - turma 2 - Segunda
Escalada A - Segunda e Quarta, das 8 às9 horas
Escalada B - Segunda e Quarta, das 14 às 15 horas
Escalada C - Segunda e Sexta, das 18h às 19 horas.

No dia 27 de novembro, os alunos integrantes das primeiras turmas estarão apresentando, no MUDI, um festival de aventura, baseado nas técnicas da escalada e nos movimentos do skate. Interessados em participar do projeto, podem fazer contato pelo e-mail geldefuem@gmail.com ou ir diretamente ao Mudi nos horários das novas turmas.

O projeto é uma parceria entre Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR),  o projeto SER Atleta, da Sociedade Eticamente Responsável (SER) e o Grupo de Estudos do Lazer (GEL/DEF), oferecem duas escolinhas de esportes radicais.