De 16 a 19 deste mês, o saguão da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai abrigar dois eventos: a III Mostra de Trabalhos Acadêmicos Sobre Marxismo, Classes Sociais e Tempo Livre do Departamento de Educação Física e a V Mostra de Brinquedos Artesanais. Estes eventos ocorrem sempre que há uma produção de brinquedos artesanais e trabalhos acadêmicos suficientes para serem expostos e apresentados à comunidade interna e externa da UEM.

A mostra é voltada para educadores em geral, tais como professores de Educação Física, Educação infantil, Pedagogos, Português, História, Filosofia, Sociologia e demais áreas da licenciatura, além de cientistas sociais, antropólogos, instituições em geral, tais como escolas, empresas e ONGs.

A ideia é mostrar como se procede para confeccionar os brinquedos sob a lógica revolucionária, buscando confrontar a realidade social, evidenciar a luta de classes e provocar discussões sobre questões históricas e sociais da atual sociedade. A partir dessas compreensões, a mostra de brinquedos artesanais (da pedagogia da competência à revolução) se propõe a consolidar-se como um espaço que evidencie que o brincar e o lúdico devem se situar, claramente, fora das pretensões da pedagogia das competências e do cerceamento do capital. Nessas tentativas, muitas discussões e pesquisa se transformam em trabalhos acadêmicos e publicações.

A Mostra e os trabalhos podem ser visitados das 8 às 22 horas. Outras informações pelo e-mail marxlutte@uol.com.br.