Marcelo Farid, à esquerda, fala do projeto ao reitor Julio Prates Filho, e à vice-reitora, Neusa AltoéA Incubadora Tecnológica de Maringá passou a coordenar a rede de incubadoras do Norte do Estado, resultado de um projeto apresentado dentro do Programa Nacional de Inovação (PNI) da Finep. Pelo edital, também foram repassados R$ 800 mil destinados às incubadoras que compõem a rede. São quatro no total -- Maringá, Londrina, Campo Mourão e Cornélio Procópio -- e mais os hotéis tecnológicos do Senai.

Esses recursos, segundo o coordenador do projeto, professor Marcelo Farid, poderão ser aplicados na melhoria dos serviços prestados às empresas que participam da rede. Farid explica que o dinheiro pode ajudar na proteção intelectual dos produtos, desenvolvimento de plano de negócio, infraestrutura da empresa incubada, entre outros.

Ele também destaca que no Brasil ainda são poucas as incubadoras coordenadoras. No Paraná, por exemplo, até aqui só existia a  Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), vinculada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O professor lembra que na condição de incubadora coordenadora, será possível concorrer em editais federais, com destaque para o Prime (Primeira Empresa Inovadora), programa que está baseado em Convênios de Cooperação Institucional a serem firmados entre a Finep e entidades com credibilidade e capacidade comprovada de atuação no apoio a empreendimentos inovadores nascentes, O objetivo desse programa é apoiar as empresas na consolidação de sua estratégia gerencial para o desenvolvimento e a inserção no mercado de produtos inovadores.

Os recursos do Prime, segundo Farid, podem chegar a R$ 12 milhões, a serem repartidos entre as empresas incubadas. "São recursos a fundo perdido, que podem ser utilizados para tratar de aspectos legais da empresa, busca de mercado, pagamento de remuneração dos sócios, enfim para dar condições de sustentabilidade das empresas até que elas consigam se estabelecer no mercado", diz o professor.

Segundo Farid, na rede, que a Incubadora Tecnológica de Maringá passa a coordenar, atualmente estão cerca de 70 empresas. Para incubar uma empresa é necessário antes de tudo que ela ofereça algum fator de inovação, seja na linha de produtos, processos ou serviços. Para se cadastrar basta preencher uma ficha de inscrição, via online. A partir daí o pedido é avaliado por um corpo técnico e segue os trâmites internos.

A incubação pode ser interna ou externa. No primeiro caso, a empresa tem à disposição espaço físico e estrutura logística oferecida pela incubadora. Em caso de incubação externa, o empresário utiliza sua própria estrutura.

A Incubadora Tecnológica de Maringá foi formada através de um convênio entre diversas entidades civis e governamentais. A Universidade Estadual de Maringá é uma das parceiras. Aliás, a Incubadora está instalada no câmpus da UEM, na Av. Colombo, n° 5790, Bloco 14. O fone é 44 3029-9161. O website é www.incubadoramaringa.org.br.