ocultivoavida.blogspot.comA Universidade Estadual de Maringá, por meio do Núcleo/Incubadora Unitrabalho, realiza, nesta quinta-feira (11), a parte prática do curso sobre noções básicas sobre Homeopatia Vegetal para Maracujazeiro com produtores rurais da região de Nova Tebas, Paraná. A parte teórica foi realizada em 17 de agosto. O professor Carlos Moacir Bonato, do Departamento de Biologia da UEM, ensinará os participantes noções básicas sobre a preparação e aplicação de medicamentos homeopáticos na cultura do maracujá, buscando o controle das doenças presentes na cultura e maior produção.

O curso faz parte das estratégias para organizar e fortalecer a produção orgânica de maracujá na região, ligado ao projeto Maraleite Formação de Empreendimentos Associativos de Autogestão de Produtores Familiares de Leite e Maracujá: geração de renda e assistência técnica nas regiões centro e noroeste do Paraná, financiado pela Fundação Araucária/ Universidade Sem Fronteiras (USF) e Orientações Técnicas, Formação e Auxílio à Gestão de Empreendimentos Associativos de Autogestão de Produtores Familiares de Leite e Maracujá Orgânico nas Regiões Central e Noroeste do Estado do Paraná, financiado pelo CNPq, que atende 32 produtores de leite e maracujá. Segundo os coordenadores, a equipe tem conseguido resultados satisfatórios no processo de transferência de conhecimento e fortalecimento da produção dos produtores atendidos.

Os produtores serão recebidos pela equipe técnica constituída por agrônomos, zootecnistas, economistas e bióloga, liderada pelos professores José Marcos de Bastos Andrade (DAG), Maria Nezilda Culti (DCO) e Julio Cesar Damasceno (DZO,) juntamente com o professor Carlos Bonato, às 9 horas, na Escola Alvina Bassani Walter em Poema, distrito de Nova Tebas.