O reitor Júlio Santiago Prates Filho, da UEM, recebeu, na tarde desta quinta-feira (11), a visita de representantes da cidade de Encarnación – Paraguay. O grupo de representantes está sendo coordenado por Daniel Araújo e conta inclusive com a presença  do prefeito da cidade de Encarnación, Joel Omar Maidana Vega. A proposta é aproximar as duas cidades no sentido de que possam desenvolver projetos conjuntos e convênios nas mais diversas áreas.

Segundo a assessora de Cooperação Internacional da UEM, Evanilde Benedito, a Instituição faz parte de uma rede universitária regional Zicosur, integrada por universidades dos Estados de Paraná e Mato Grosso, do Brasil, Norte argentino, Paraguai e Norte chileno. Essa rede implementou um programa de mobilidade docente, como um meio de integrar as universidades que fazem parte do grupo.

A UEM participou na mobilidade docente no ano de 2009 e no ano de 2010. Em 2010, foi feita a proposta para que fosse feita a mobilidade na Universidad Nacional de Itapúa, Encarnación, no Paraguai. A professora Amália Goldberg Godoy, do Departamento de Economia, presente à reunião, foi um dos docentes que fez uma visita exploratória à Universidade de Itapúa e, como resultado imediato desse contato, surgiu o desejo da sociedade de Encarnación de conhecer a cidade de Maringá, seu funcionamento e seus recursos. A professora contatou o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), para fazer, junto com a UEM, o atendimento da missão de Encarnación. E o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) está funcionando como apoio na tarefa.

“E estamos recebendo esse representantes aqui, já que temos muito interesse em ampliar nosso intercâmbio com a universidade paraguaia”, disse a professora Evanilde, que estava acompanhada da responsável por convênios do ECI, Gilda Teresa Contreras López. Ela deu a palavra aos convidados, que colocaram detalhes dos seus interesses, que abrangem as mais diferentes áreas.

O reitor da UEM disse que a UEM tem potencialidades para oferecer suporte para projetos em diversos setores em que domina tecnologias de ponta. “Estamos dispostos e disponíveis à fazer parcerias e trocar informações, especialmente, com co-irmãos, da América Latina”, reforçou.

Estavam presentes à reunião, realizada na Sala dos Conselhos Superiores da UEM, a chefe de Gabinete, Magda Félix; o prefeito do câmpus, Igor Botelho Valques; a diretora de Extensão, Jane Maria Remor Magro.