O grupo de trabalho para enfrentamento ao crack e outras drogas, das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), se reuniu na última quinta-feira (11), na UEM. Em pauta, os encaminhamentos do projeto de pesquisa que visa à implantação de medidas que auxilie os usuários, familiares e amigos.

Na UEM, a coordenadora da Comissão Interna para Enfrentamento do Crack e outras Drogas é a professora Maricelma Bregola. Ela informa que um passo importante do grupo agora é um levantamento da real situação dos docentes, discentes e agentes universitários. “Só de posse desses dados, o grupo poderá definir qual a necessidade de cada IEES e elaborar ações para enfrentar o problema. Esse levantamento é importante porque as instituições têm realidades diferentes.” O levantamento deve ser feito a partir de março do próximo ano, com término previsto para julho.


Durante o encontro também foi discutido a concorrência em edital da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) para criação de um centro de referência para capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, esteve presente a abertura do evento. Ele ressaltou a importância do trabalho em rede das IES para o combate a um problema grave como o uso de drogas.