A Universidade Estadual de Maringá recebeu, na última quarta-feira, no Teatro Marista, a premiação por ser a marca mais lembrada pela população da região noroeste na categoria “ensino à distância”, a mais lembrada pelos moradores de Maringá e região na categoria “ensino superior” e a mais lembrada pela população de Maringá e região na categoria “ensino de pós-graduação”.

 

Representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, o assessor de Comunicação Social da UEM, Paulo César Pupim, recebeu os três certificados entregues à instituição, atestando a preferência e afinidade dos consumidores nas respectivas categorias.

Trata-se da segunda edição do Projeto IMPAR (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional), promovido pelo Grupo RIC (Rede Independência de Comunicação) Paraná, que realiza e apresenta ao mercado os resultados do Projeto. Organizada em parceria com o Ibope Inteligência, a pesquisa revela o que os consumidores do Estado têm como hábitos de consumo e, sobretudo, como as marcas são percebidas por seus clientes.

Diferentes de avaliações “top of mind”, o IMPAR mostra resultados referentes à preferência do público em relação às marcas, à inclinação, simpatia, favoritismo, predileção, manifestações de afeto, estima e prioridade que são dispensadas as marcas e produtos. Segundo o vice-presidente executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, que esteve presente no evento, “o objetivo do Projeto IMPAR é fomentar o desenvolvimento regional, instituir uma ferramenta que sirva como bússola para os players do mercado, que deverão usar os resultados apresentados como baliza para aprimorar a performance de marcas e produtos perante seus públicos-alvo”.

Para esta edição do Prêmio, foram realizadas, entre junho e julho deste ano, 1708 entrevistas, em 10 microrregiões do Paraná (Curitiba e região, Ponta Grossa e região, região Centro-Sul, Cascavel e região, Foz do Iguaçu e região, Toledo e região, região Noroeste, Maringá e região, região Nordeste e Londrina e região), sendo avaliadas 46 categorias de produtos e serviços da cadeia produtiva do varejo no Estado. O resultado é um retrato do desempenho das marcas locais, que muitas vezes supera o das globalizadas.