A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que atende há um ano 329  alunos, encerra nesta semana suas atividades acadêmicas. Segundo a coordenadora pedagógica, professora Regina Taam, a proposta inicial era ofertar 250 vagas, mas a procura foi muito maior e a quantidade de vagas teve que ser ampliada. “Só no primeiro dia de inscrições, alcançamos a marca de 300 inscritos. No total foram 526.197 idosos estão na lista de espera, aguardando vagas em cursos de interesse”, relatou. Para 2011, Taam já adiantou que 263 idosos preencheram o recadastramento e continuarão freqüentando a universidade, “esse número deverá chegar a 300 até o final do calendário acadêmico”.

Foram ofertados 39 cursos nas áreas de educação para a Saúde, Arte e Cultura, Conhecimentos sobre Terceira idade, Língua Estrangeira (inglês), Informática, Oficinas de Teatro, Direito e Cidadania, além de atividades físicas como musculação (foto), dança e hidroginástica. Também foram desenvolvidos estudos, campanhas e pesquisas nas áreas de Gerontologia e Geriatria.

No primeiro semestre de 2011, serão incluídos mais oito novos cursos de graduação para terceira idade. “Além do incremento na grade curricular, novos cursos serão oferecidos pela Unati no próximo ano, entre eles Francês e Espanhol, e o de Artes que será ministrado pela professora e artista plástica Tânia Machado”, adiantou Taam.

A coordenadora pedagógica informou, ainda, que os alunos estão participando de projetos de pesquisa. “Agora os idosos serão pesquisadores. Eles estão recebendo orientações sobre metodologia de pesquisa e não serão só alvo das pesquisas. Durante o ano letivo, será apresentada uma  proposta para a inclusão das disciplinas Gerontologia e Geriatria”, comentou.

Todos os cursos são oferecidos gratuitamente. A equipe da Unati é composta por 43 professores de diversas áreas e 10 estagiários. A novidade é que não há exigência quanto ao grau de escolaridade para ingressar na Universidade. Para a seleção deste ano a Unati usou como critério a ordem de inscrição. O único requisito é ter mais de 55 anos de idade. Segundo a professora Regina Taam, para o próximo ano, devido a grande procura, a idade mínima será de 60 anos.

HISTÓRIA - A Unati foi criada no fim do ano passado, como um órgão suplementar ligado à reitoria da UEM. O objetivo é oferecer às pessoas a possibilidade de novas habilidades e competências para desenvolver durante o curso e até nas suas vidas, acrescenta a coordenadora.

A Unati se orienta pelos princípios da educação não-formal, ou seja, o aluno terá liberdade para escolher as atividades de ensino de acordo com suas preferências. Segundo Regina Taam não há avaliação por meio de provas. Nessa primeira etapa de funcionamento, os cursos têm duração de três semestres e serão concluídos em junho de 2011. Os certificados de conclusão dos cursos serão atribuídos por critério de freqüência.

De acordo com a coordenação da Unati, para junho de 2011 deverão ser criadas mais 100 vagas. (Marcelo Henrique Galdioli)