Será realizado, no próximo sábado (11), a partir das 9 horas, na Casa da Cultura de Paranacity, o II Seminário Regional sobre os Quintais vivos na Agricultura Familiar do Arenito Cauiá. Pela manhã, haverá a apresentação do histórico do projeto, seguida de pronunciamentos de representantes da Reitoria da UEM.

Em seguida, terá início uma mesa-redonda, mediada pelo engenheiro agrônomo Élson Santos, do Centro Regional da Difusão de Ciência e Tecnologia, do Arenito Caiuá, com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Gilberto Catunda Sales; do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Crispim Moreira; do diretor da Itaipu, Nelson Frederich; do presidente da Emater, Arnaldo Bandeira; do coordenador do Programa Universidade Sem Fronteiras, Antonio Manfio; da coordenadora da Rede Unitrabalho, Maria Nezilda Culti; do deputado Doutor Rosinha, do Parlamento do Mercosul; e do superintendente do Incra, Nilton Guedes. Às 13h30, serão realizados debates em grupos, para a avaliação dos problemas encontrados no período, dos  avanços observados e das propostas e perspectivas, sob a moderação das professoras Maria Nezilda Culti, Claudete Alcalde e Simara Macia Macato. Às 15 horas, plenária geral para o debate e sistematização das propostas oriundas dos grupos, e  avaliação dos trabalhos desenvolvidos. Às 16 horas, oficinas e mística das sementes e mudas; seguida do encerramento do evento. O Seminário é uma iniciativa do Projeto Quintais Vivos, ligado ao Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo como proponente a UEM/Centro Regional de Difusão de Ciência e Tecnologia do Arenito: desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do noroeste do Paraná. O projeto tem o objetivo de debater meios para alcançar o resgate e o fortalecimento da agrobiodiversidade e da segurança alimentar.