Os preparativos feitos pela Universidade Estadual de Maringá, incluindo as recomendações dadas aos candidatos, garantiram o clima de tranqüilidade na realização das provas neste domingo (12), primeiro dia do Vestibular de Verão 2010, quando faltaram 2.653 pessoas, ou 14,27% dos 18.591 inscritos.

Este índice de ausentes está dentro da normalidade, segundo o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo. De acordo com ele, o índice histórico de faltosos nos vestibulares de verão da UEM veria de 13% a 15%.

Desta vez, a CVU, para facilitar ainda mais a vida dos vestibulandos, instalou um computador no anfiteatro Ney Marques, onde se concentram diversos locais de provas, como os blocos E-34, E-46, D-34, C-34 e C-23. Com a ajuda do computador, a CVU orientou melhor os candidatos a localizarem o lugar onde fariam o concurso.

Toledo recomenda aos vestibulandos que mantenham a preocupação de chegarem com antecedência em seus locais de provas. Nesta segunda-feira (13), além do movimento de candidatos há, também, o fluxo normal de trânsito na cidade, o que, em determinados trechos, entre eles o da avenida Colombo, que dá acesso ao câmpus-sede, possa ter picos de congestionamento.

“Como o candidato já adquiriu familiaridade com o local de prova neste primeiro dia, isso deve facilitar bastante amanhã [segunda-feira]. Temos insistido nisso, colocado avisos”, diz o presidente da CVU.

A entrada nos locais de prova é liberada a partir das 8h30, sendo que, às 8h50, o acesso já não será mais permitido. Hoje foram aplicadas as questões de Conhecimentos Gerais. Nesta segunda-feira (13), haverá provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. E, na terça-feira, a prova será de Conhecimentos Específicos, sendo que as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.

O gabarito das questões de alternativas múltiplas é divulgado no mesmo dia de realização das provas, sempre às 15 horas, no Bloco 28, câmpus universitário ou pela web: www.vestibular.uem.br.

Uma novidade neste vestibular, um dos mais disputados do País, é que ele vai selecionar alunos para a primeira turma de diversos cursos novos, aprovados este ano na UEM: Comunicação e Multimeios, que registrou 13,8 candidatos vaga no sistema tradicional e 8,8 pelo sistema de cotas; Engenharia Civil em Umuarama (9,2 e 9,4, respectivamente); Engenharia Elétrica (6,9 e 5,6); Engenharia de Produção em Goioerê (6,2 e 6,0), Engenharia Ambiental (4,9 e 3,6), Artes Cênicas (4,8 e 4,3), Bioquímica (4,8 e 5,7), Tecnologia em Biotecnologia (4,1 e 2,5), Artes Visuais (2,8 e 1,1), Engenharia de Alimentos em Umuarama (1,4 e 1,6); e Matemática integral (0,7 e 0,6).

A CVU mobilizou cerca de 1,5 mil pessoas para dar suporte à realização deste concurso. As provas ocorrem em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

A divulgação do resultado do concurso será no dia 14 de janeiro, às 10 horas da manhã, também pelo site www.vestibular.uem.br. Os aprovados deverão efetivar a matrícula, via internet, entre 15 e 18 de janeiro. O endereço é www.daa.uem.br. A lista com a segunda chamada sairá no dia 21 de janeiro.