Nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, será realizado na UEM o X Vestibular dos Povos Indígenas. Esta edição do concurso conta com 280 inscritos, que devem fazer as provas no Bloco 30, salas do Instituto de Línguas, no câmpus sede.   O concurso é organizado pela Comissão Universidade para os Índios (Cuia), composta por três representantes das sete universidades do Estado e da Universidade Federal do Paraná. Todos os integrantes são professores das instituições com pós-graduação em temática indígena.

Cada universidade estadual oferece seis vagas, disputadas, exclusivamente, entre os índios integrantes das sociedades indígenas do estado e a Universidade Federal do Paraná oferta dez, pelas quais concorrem também indígenas de outras regiões do Brasil.

No dia 16, os candidatos fazem uma prova oral de Língua Portuguesa, das 9h às 12h e das 14h30 às 19 horas. Para esta etapa, haverá treinamento da banca de avaliação, na quarta-feira (15), às 15 horas, no Bloco F-67, laboratório de Matemática. A prova foi elaborada pela pesquisadora, da USP, Maria Aparecida Onório. Ela é doutora em Linguística pela Unicamp e pós-doutora pela USP, com projetos ligados a questões indígenas.

Já no dia 17, das 14 às 19 horas, os candidatos respondem sobre temas de Biologia, Química, Matemática, Física, História, Geografia, Língua Portuguesa – interpretação de textos e Redação. Além das provas de Língua Estrangeira Moderna, com opção por inglês ou espanhol, ou Língua Indígena, com opção entre o guarani e kaingang.

Este vestibular está sendo coordenado pela UEM, responsável pela alimentação e alojamento dos indígenas durante o período de provas. Também participam do processo as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Londrina (UEL), do Centro Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp), Oeste do Paraná (Unioeste), e do Paraná (Unespar).

O resultado será divulgado no 10 de janeiro. Informações com o professor João Cesar Guirado, no Bloco G-45 ou pelos telefones (44) 3011-8981 e 3011-4670 e site www.vestibular.uem.br/indigenas.