Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi considerada, pelo Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade do Paraná com base no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009. Por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o MEC divulgou o IGC na tarde desta quinta-feira (13). A UEM obteve nível 4, com 356 pontos.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 350 pontos, ficou em segundo lugar. A Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 329 pontos, obteve a terceira colocação. As duas também foram classificadas com nível 4.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTRPR) também foram classificadas com nota 4.

Ainda segundo o MEC, todas as outras universidades do Paraná foram classificadas com nível 3. Nenhuma universidade foi obteve nível 5, o maior do IGC.

O índice

O IGC sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Além disso, divide as instituições por valores contínuos que vão de 0 a 500 pontos e em faixas que vão de 1 a 5.

No levantamento de 2008, a UEM obteve 343 (dois pontos a mais que o obtido no ranking anterior), e o conceito se manteve na faixa 4. No cálculo do indicador, o MEC utiliza a média dos conceitos preliminares dos cursos (CPC) da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.

A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).
O Conceito Preliminar de Curso tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógico. Quanto à pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.