A UEM divulgou, hoje de manhã (14), a relação dos aprovados no Vestibular de Verão 2010. Neste concurso, 18.591 se inscreveram às 2.216 vagas em 63 cursos de graduação, porém houve 3.089 desistentes. O candidato com maior pontuação foi Eigi Wilton de Souza (foto), com 563,5 pontos. Ele foi o primeiro classificado no curso de Medicina. Em 2000, Eigi Wilton havia passado em Administração, mas não chegou a frequentar o curso. Resolveu voltar a estudar em 2009 e tentar o curso de Medicina. Sua rotina era composta de aulas no cursinho de manhã, trabalho à tarde e finais de semana no Pet Shop da mãe e também atenção à esposa Silvana e ao filho Kenji, de 1,2 ano. Somente a partir de setembro do ano passado até a realização das provas é que se dedicou exclusivamente aos estudos.

Eigi com o filho Kenji e a esposa SilvanaO maior pontuador do Vestibular de Verão 2010 credita seu sucesso aos professores, à família e a Deus. Destaca que usou como estratégia se concentrar mais nas áreas em que os concorrentes tinham dificuldades. Lembra que, quando retomou os estudos, viu que não sabia nada e isso até o ajudou porque teve que começar do zero sem vícios de estudo. Em vestibulares anteriores, Souza ficou em 576º e 71º lugares. Para o futuro, diz que ainda é cedo para falar, mas que escolheu Medicina para poder ajudar as pessoas. Sua intenção é entender de tudo e não ficar na questão da especificidade.

Já o maior pontuador entre os cotistas foi Otávio de Souza Arcanjo, com 452,5 pontos. Ele conquistou uma vaga no curso de Medicina. Este vestibular registrou uma curiosidade: os 16 maiores pontuadores são de Medicina e da região de Maringá.

Café da manhã

A equipe da Comissão Central do Vestibular Unificado promoveu um café da manhã com a presença do reitor Julio Santiago Prates Filho, da vice-reitora Neusa Altoé e da pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi. O presidente da CVU, Emerson Arnaut de Toledo, comentou sobre o trabalho e as necessidades da comissão. Disse também que, devido ao sucesso do vestibular da instituição, a responsabilidade da CVU e a cobrança crescem. Rossi falou sobre o Processo de Avaliação Seriada (PAS), no qual, os alunos do Ensino Médio realizam provas referentes aos conteúdos da série que estão cursando e devem cumprir os três anos de provas. Eles concorrem a 20% das vagas da UEM ao final do 3º ano. Os candidatos do 3º ano devem responder também dez questões de conhecimentos específicos.

O reitor destacou que, pelo terceiro ano consecutivo, a UEM foi considerada, pelo Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade do Paraná com base no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC, nesta quinta-feira (13). A UEM obteve nível 4, com 356 pontos.

Cursos novos

Alguns cursos terão a primeira turma agora em 2011. No câmpus sede da Universidade os cursos novos são Comunicação e Multimeios; Engenharia Elétrica; Engenharia Ambiental; Artes Cênicas; Bioquímica; Tecnologia em Biotecnologia; Artes Visuais; e Matemática integral. No câmpus de Umuarama são duas novas graduações: Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos. No câmpus de Goioerê foi aberto o curso de Engenharia de Produção.

A matrícula dos candidatos aprovados no limite das vagas no Vestibular de Inverno/2010 e no Vestibular de Verão/2010 será realizada de sábado a terça-feira (15 e 18), pelo site www.daa.uem.br. A lista com a segunda chamada sairá no dia 21 e a terceira, no dia 29. As aulas terão início em 21 de fevereiro. Outros esclarecimentos sobre matrícula e início das aulas na DAA, telefones (44) 3011-4574 e 3011-4241, site www.daa.uem.br ou e-mail sec-daa@uem.br. Já o resultado do vestibular pode ser visto pelo site www.vestibular.uem.br.