A Universidade Estadual de Maringá realizou neste final de semana as cerimônias de formatura de alunos dos câmpus de Cidade Gaúcha e Umuarama. Ao todo, são 340 novos profissionais. O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou que a UEM, pelo terceiro ano consecutivo, foi considerada pelo MEC a melhor universidade do Paraná. Creditou o resultado à somatória do esforço, dedicação, compromisso e comprometimento dos professores, funcionários e alunos com a excelência. Comentou que o fato deve ser comemorado, mas que deve haver cautela e a UEM tem muito a avançar.

Em Cidade Gaúcha, Prates Filho lembrou a história da presença da UEM no município, que começou em 1988 com o Centro de Pesquisa em Agronomia e Zootecnia. Em 2002, foi implantado o curso de graduação em Engenharia Agrícola. Também foram oferecidos o Normal Superior e Pedagogia (a distância). Lá já se graduaram 692 profissionais. O reitor destacou que tem, para o câmpus, vários sonhos, entre eles, o de vê-lo funcionar nos três períodos.

Em Umuarama, o reitor disse que pretende lutar junto com a comunidade para que haja mais cursos e atividades acadêmicas. Comentou que seu sonho é que haja crescimento do câmpus no ensino, tanto na graduação como na pós-graduação, na pesquisa, na extensão. Falou que a UEM participa do movimento da expansão do ensino superior em direção à interiorização. Durante a solenidade, o deputado estadual Fernando Scanavacca informou à vice-reitora Neusa Altoé de que ela será homenageada pela Câmara de Umuarama, como cidadã honorária.

Na sexta-feira (14), em Cidade Gaúcha, colaram grau 16 alunos de Engenharia Agrícola e 59 de Pedagogia (a distância). Eles tiveram como paraninfo geral o presidente da Fundação do Arenito (Funar), Ideval Santos Ferrarini, como juramentista Márcio Serenini e como orador Everton Eltink Nogueira.

No sábado (15), o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, foi o paraninfo das turmas de Tecnologia em Alimentos (28 formandos), Tecnologia em Construção Civil (34), Tecnologia em Meio Ambiente (23), Medicina Veterinária (30), Agronomia (55) e Pedagogia (a distância - 95). O juramentista foi Carlos Pereira Júnior e o orador, William Silva.

Próximas solenidades

Nesta semana, no dia 21, a diretora do Câmpus Regional de Goioerê, Irene Yukiko Kimura, será a paraninfa dos alunos de Engenharia Têxtil, Licenciatura Plena em Ciências e Pedagogia (a distância). E o professor do Departamento de Design e Moda, Anderson da Silva Theodoro, será o paraninfo da cerimônia de Cianorte, no dia 22. Nesse dia, colam grau alunos de Ciências Contábeis, Pedagogia (presencial e a distância), Design e Moda. As colações dos câmpus serão realizadas às 20 horas, nos ginásios de esportes das cidades onde estão localizados.

Já as três solenidades de colação dos formandos de Maringá foram transferidas para a arena coberta do Parque de Exposições. Elas serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 deste mês, a partir das 18 horas. No dia 27, os novos profissionais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes terão como paraninfo o ex-vice-reitor da UEM, Mário Azevedo. Nesse dia, também colam grau os alunos de Pedagogia a distancia do Câmpus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte. No dia 28, o secretário de Saúde do município, Antonio Carlos Figueiredo Nardi será o paraninfo geral dos formandos dos centros de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Ciências da Saúde (CCS) e Ciências Biológicas (CCB). No dia 29, os formandos dos centros de Ciências Exatas, Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia colam grau e terão a professora do Departamento de Engenharia Química, Gisella Maria Zanin, como paraninfa.

Outras informações no site do Cerimonial da Universidade: www.cer.uem.br ou pelo telefone (44) 3011-3885 ou e-mails rscoarize@uem.br e wrsilva@uem.br .