Foto: Arquivo pessoalO resultado do Processo de Avaliação Seriada 2010 da UEM foi divulgado nesta quarta-feira (19), no site www.pas.uem.br. A primeira colocada na etapa 1 (os que cursam o 1º ano do ensino médio) foi Jéssica Gonçalves Dias Cionek, de Ponta Grossa. Ela fez 261 pontos dos 360 possíveis. Prestes a comemorar 16 anos de vida no dia 25, comenta que não decidiu pela graduação a seguir. Disse que gosta das áreas de exatas, humanas e também biológicas. Porém destaca que o curso do coração é Medicina. Mantendo uma rotina puxada, inicia o dia no colégio e prossegue com os estudos em casa à tarde e à noite. Além das tarefas, reserva tempo para reforçar e fixar o conhecimento. Suas notas no primeiro ano do ensino médio foram todas 10. Jéssica prestou as provas do PAS da UEM, UEPG e da Universidade de Santa Maria. Disse que gostou das provas da UEM, que interligam as matérias e são no esquema somatório.

Foto: Arquivo pessoalJá o primeiro colocado da segunda etapa (os que cursam o 2º ano do ensino médio) foi Bruno Delalibera Valetta, de Dracena/SP. Ele fez 260 pontos dos 360 possíveis. Bruno também conquistou a primeira colocação no ano passado, com 253 pontos. Embora ainda não tenha decidido pelo curso a seguir, disse gostar muito da área de exatas e comentou que talvez resolva por Engenharia Química. O candidato está fazendo o PAS somente na UEM, mas prestará o vestibular tradicional em outras universidades. Disse que recentemente realizou o vestibular da Unesp como treineiro e acertou 80% das questões. Sua rotina de estudos é tranquila. Comenta que tem facilidade em aprender e não precisa se esforçar tanto.

Segundo o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo, o PAS da UEM tem alcançado um resultado extraordinário. Em apenas dois anos de existência, já supera instituições que mantêm programas semelhantes há bem mais tempo em cidades do porte de Maringá. A Instituição tem 785 colégios de todo o País cadastrados no programa.

A prova, realizada no dia 28 de novembro, em 16 cidades paranaenses, apresentou um baixo índice de desistência: 4,53%, correspondentes a 739 dos 16.340 inscritos nas duas etapas realizadas. Na etapa 1, foram 10.756 inscritos, dos quais, 626 faltaram (5,8%) e 8.480 foram aprovados (78,84%); e na etapa 2, foram 5.584 inscritos, dos quais, 113 não compareceram ao local de prova (2%) e 4.683 foram aprovados (83,86%).

A prova foi composta por redação e mais 40 questões de alternativas múltiplas, sendo 25 questões de conhecimentos gerais, 10 de língua portuguesa e literatura e cinco de língua estrangeira. Os candidatos realizam provas referentes aos conteúdos da série que estão cursando e devem cumprir os três anos de provas. Eles concorrem a 20% das vagas da UEM ao final do 3º ano. Os candidatos do 3º ano devem responder também dez questões de conhecimentos específicos. Para ser classificado, o candidato deve obter uma pontuação mínima de 24 pontos na Prova de Redação e não zerar em nenhuma das seguintes provas objetivas: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Estrangeira.

As inscrições para o PAS 2011 serão aceitas de 1º a 21 de setembro e as provas serão realizadas em 27 de novembro. Outras informações pelo fone (44) 3011-4450 ou site www.pas.uem.br.