O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/PR), Álvaro Cabrini Júnior, esteve no gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, sendo recebido pelo reitor, Júlio Santiago Prates Filho, e pela vice-reitora, Neusa Altoé. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, dia 7.

Além de agradecer a presença dos dois na posse do Crea-PR, realizada na primeira quinzena de janeiro, Cabrini Jr, veio propor que as duas instituições trabalhem em ações conjuntas capazes de fortalecer a formação de um profissional da área das ciências tecnológicas apto a atuar na transformação da sociedade e não de interesses puramente comerciais. “Queremos construir um modelo de sociedade e não de mercado”, sentenciou o presidente do Crea.

Para ele, a viabilidade desse ideal é possível a partir da formação criteriosa de engenheiros, agrônomos e arquitetos. Atuando, ao mesmo tempo, na fiscalização de cursos que não atendam tais propósitos.

Prates Filho sinalizou que as ações conjuntas entre as duas instituições são praticáveis, além de pertinentes. E se dispôs a abrir um canal de debate que ajude na reflexão de um modelo de desenvolvimento sustentável. Como um primeiro passo, grandes expoentes brasileiros na área tecnológica podem ser convidados pelas duas instituições para palestras e cursos, fomentando esse debate. Outras iniciativas poderão surgir ao longo do tempo.

Participaram do encontro, os professores Paulo Tadeu Romani (Arquitetura e Urbanismo), Telmo Tonin (Agronomia) e Francisco Ladaga (Engenharia Civil). Romani e Tonin são conselheiros do Crea.