A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM realizou, hoje (11) pela manhã, seu Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação, reunindo representantes de cada departamento da Universidade e também os coordenadores dos programas de pós da Instituição.

O encontro foi agendado para discutir o projeto a ser apresentado à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), concorrendo a uma seleção pública de propostas para apoio a projetos institucionais de implantação de infraestrutura de pesquisa.

Segundo o pró-reitor da área, professor Mauro Ravagnani, ficou acertado que a UEM apresentará um projeto dividido em dez subprojetos, sete deles atendendo a cada uma das Centrais de Pesquisa, com a compra de novos equipamentos.

Hoje, na UEM, estão em funcionamento sete núcleos, beneficiando diferentes áreas do conhecimento, abrigados dentro do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), local onde foi realizado o Fórum. As centrais são: Biologia Molecular, Estrutural e Funcional; Análise de Avançadas de Materiais ; Produtos Naturais; Documentação; Agropecuária e de Agronegócio; Microscopia e Tecnologia de Imagem; e Estudo sobre Mudanças Globais.

Também ficou decidido que serão encaminhados mais três projeto: um para tratamento de efluentes, outro para a rede de transmissão de dados, imagem e voz, e o último para a criação de mais uma central dentro do Comcap, que é a de Tecnologia da Saúde.

Através dessa concorrência, a UEM irá pleitear cerca de R$ 16 milhões à Finep, de acordo com Ravagnani.