Na próxima segunda-feira, dia 21, começa o ano letivo na Universidade  Estadual de Maringá, quando cerca de 16 mil acadêmicos de graduação voltam às aulas em todos os câmpus. A recepção aos calouros estará em destaque nas primeiras semanas de aula. São quase 3,9 mil novos alunos, aprovados nos vestibulares de inverno e verão, que serão recebidos com a já tradicional Calourada.

O professor André Gasparetto, assessor para assuntos estudantis da UEM, esclarece que a preocupação da Universidade é oferecer atividades que priorizem a recepção respeitosa aos novos alunos,  considerando a integridade e a individualidade dos calouros e ao mesmo tempo coibindo o trote violento, que “caminha na contramão da nossa Calourada”.

Programação variada - Shows musicais, palestras e debates, além de oficinas de artesanato concentram a programação deste ano, que foi pensada para promover um espaço de integração e convívio entre a comunidade acadêmica. A organização é uma parceria entre o Diretório Central dos Estudantes e a Reitoria, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal.

A programação musical é eclética, adianta Érico Sousa Matos, do DCE. Segundo ele, bandas de reggae, samba e pop rock, grupos de chorinho, MPB e hip hop, além de duplas sertanejas irão se revezar no palco que será montado na quadra central da UEM. Os shows acontecem nos dias 24 e 25, das 17 às 22 horas. A entrada é franca.

Ainda no dia 24, antes do início do show, o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, dará as boas-vindas aos calouros.

No dia 26, no mesmo local, haverá o festival de hip hop e reggae, junto com apresentação de grupos de dança de rua. Será no período da tarde.

Debates - As palestras e debates serão realizados no auditório da Associação dos Docentes da UEM e no Anfiteatro Ney Marques. O primeiro debate será no dia 28, às 19h30, na Aduem, sob o tema DCE 30 anos: o movimento estudantil hoje. O convidado é o professor Reginaldo Dias, do Departamento de História.

Até 18 de março, diversas outras questões estarão em foco dentro da Calourada. São temas atuais como Egito: A Insurreição Árabe; O Negro e a Sociedade Brasileira; Planejamento Urbano; Drogas, políticas e tratamentos; Wikileaks: mídias alternativas e propriedade intelectual; entre outros. A programação completa, com horários, palestrantes e local do evento, estará disponível para consulta no blog do DCE a partir da próxima semana.

Oficinas - A Diretoria de Cultura da UEM está organizando algumas das oficinas que integram a Calourada 2011. A participação é aberta aos interessados, sendo que haverá atividades quase que diariamente, a partir do dia 28 deste mês até 6 de março. Teatro, pintura, cerâmica, escultura em giz, mosaico, tie-dye (técnica de tingimento de tecido), conserto de bicicleta, noções de permacultura, stencil, capoeira, RPG e maracatu são algumas das oficinas programadas. Os horários e locais também poderão ser consultados pelo blog.

Entre os dias 21 e 23, serão os departamentos e centros acadêmicos que desenvolverão as atividades com seus calouros.

Disque Trote - Para eventuais denúncias relativas ao trote, a UEM manterá durante o período de realização da Calourada o Disque Trote, que irá atender 24 horas pelo telefone 0800 643 4278, segundo informou o diretor de ensino de graduação da Universidade, professor Eduardo Radovanovic.

Contatos com o DCE podem ser feitos pelo telefone 44 3011-4205.

Haverá Calourada também nos câmpus

O DCE vai levar a Calourada para quatro câmpus regionais da UEM. Bandas musicais e algumas oficinas farão parte da programação. No dia 1º de março, as atividades acontecem no câmpus de Cidade Gaúcha; no dia 2 em Goioerê; no dia 3 em Cianorte; e no dia 4 em Umuarama. Os alunos do câmpus de Ivaiporã poderão participar do encerramento da Calourada no câmpus sede, no dia 19 de março. A UEM vai disponibilizar um ônibus para trazer esses acadêmicos.