O Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve o Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade (PMTO) em adolescentes com base na dieta, atividade física e mudança de hábitos associados a estes comportamentos. Novos adolescentes serão atendidos a partir do dia 28 de fevereiro.

Esse programa é realizado há seis anos. Já atendeu cerca de 140 adolescentes de 12 a 18 anos de idade. Uma vez por semestre o projeto abre vagas para novos interessados e oferece informações sobre a estrutura básica empregada na intervenção. Nesta ocasião, pais e adolescentes têm a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas e de avaliar se a proposta do PMTO é compatível com seus interesses, disponibilidade e determinação. Após essa etapa, todos os adolescentes que se dispõe a participar passam por avaliações físicas e de hábitos relacionados ao excesso de peso, de modo que estes parâmetros sejam verificados durante a intervenção, favorecendo a mudança de comportamento.

Segundo o coordenador Nelson Nardo Junior, ao longo desses anos, a estrutura do PMTO foi sendo reformulada, com intuito de promover as modificações necessárias para a perda de peso, melhora da aptidão física e qualidade de vida dos adolescentes. A intervenção passou a ter um período de permanência máxima de quatro semestres e mais recursos foram destinados para as atividades físicas como minicama elástica, estação de musculação e exercitadores elásticos para o treinamento resistido. Outras novidades estão relacionadas às avaliações da composição corporal com equipamentos de densitometria óssea, bioimpedância e análise direta da taxa metabólica de repouso.

Nos três encontros semanais (segundas, quartas e sextas-feiras, das 16 horas às 18 horas), atividades são conduzidas por profissionais da área da saúde (médico, psicóloga, nutricionista e profissionais de educação física). Nesses encontros, as orientações nutricionais e psicológicas são realizadas semanalmente, sendo o modelo cognitivo comportamental adotado como foco principal para estimular mudanças de comportamento que resultem na redução do sobrepeso e adoção de um estilo de vida saudável, enquanto que nos três encontros semanais são realizadas atividades físicas, orientadas e monitoradas, com duração aproximada de 60 minutos cada.

O projeto conta com a participação de professores, profissionais e acadêmicos de diversas áreas. A intervenção retornará no dia 28, às 14 horas, com uma conversa com os adolescentes e seus responsáveis. Os adolescentes com excesso de peso interessados em participar, como voluntários, neste estudo, poderão entrar em contato pelo telefone (44) 3041-5026, e-mail nemo.uem@hotmail.com ou ainda se dirigir ao laboratório no Bloco M-05, Sala 4-A, no Departamento de Educação Física da UEM para confirmar presença.