O ano letivo da Universidade Estadual de Maringá começa nessa segunda-feira, dia 21, com alguns cursos iniciando a sua primeira turma. Para recepção desses calouros, os coordenadores de cursos programaram algumas atividades especiais. Em termos gerais, a proposta é apresentar os projetos pedagógicos, professores e estrutura de cada curso. Alguns ainda estão finalizando a programação, outros já formataram toda a proposta.

Entre os que já definiram as atividades está o curso de Biomedicina, que irá recepcionar os calouros no anfiteatro do Bloco H-35, a partir das 7h45. A professora Maria Valdrinez Lonardoni, coordenadora, abre as atividades com a apresentação do projeto pedagógico. Às 9h30, a pró-reitora de Ensino, professora Ednéia Rossi, apresenta a proposta político pedagógica da UEM. Ao longo da semana, os novos acadêmicos farão visitas aos laboratórios e também serão convidados a participar de palestras com apresentação projetos de ensino, pesquisa e extensão nos quais os calouros do curso poderão se inserir.

Os alunos de Comunicação e Multimeios serão recepcionados às 13h30, no auditório do Bloco H-12, para apresentação dos professores e do projeto pedagógico do curso. A coordenadora é a professora Ana Cristina Teodoro da Silva.

O coordenador do curso de Bioquímica, professor Adelar Bracht, vai ministrar a aula inaugural da disciplina Introdução a Bioquímica. Será no dia 22, mas o local ainda não está fechado. De qualquer forma, ele aproveitará a oportunidade para apresentar a estruturação do curso. No dia 24, o corpo docente vai recepcionar os calouros no Laboratório de Informática do Departamento de Bioquímica, no Bloco G-80, às 16 horas.

Em Umuarama, o coordenador dos cursos de engenharia, Leandro Vanalli, disse que os calouros serão recebidos na segunda pelos chefes de departamento e pelo diretor do câmpus, Osvaldo Joaquim dos Santos. O grupo será apresentado à estrutura física da Universidade e vai conhecer mais de perto o que é a UEM. E, no dia 1º de março, às 15 horas, o professor do Departamento de Informática, Dante Alves Medeiros Filho, faz uma palestra sobre Conhecimento Tecnológico: uma questão de independência.

Não são apenas os novos cursos que estão com programação para receber os calouros. Entre os dias 21 e 23, todos os departamentos e centros acadêmicos desenvolverão as atividades especiais direcionadas aos novos alunos.

O curso de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, está organizando o Trote Solidário junto aos calouros de 2011. A ação social deste ano acontecerá no Centro de Educação Infantil Júlia Volpato, no Jardim Social, em Sarandi, nos dias 26 e 27 de março. A creche receberá serviços de manutenção no mobiliário, pintura, reforma de muros e execução de horta.

E a partir da quarta-feira, dia 24, haverá a Calourada, realizada em parceria entre o Diretório Central dos Estudantes e a Reitoria, com patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal. Haverá shows musicais, palestras e debates, além de oficinas de artesanato, numa programação eclética e variada, pensada para promover um espaço de integração e convívio entre a comunidade acadêmica.