O governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia – Seti, em parceria com oito instituições de ensino superior (IES), entre elas a UEM, criou o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, com o obejtivo de criar e implantar uma rede de apoio à certificação de alimentos orgânicos da agricultura e da agroindústria familiar no Paraná. Este mês, foi realizada a primeira certificação na nossa região.

O Prograna também visou a formar recursos humanos aptos a prestarem consultoria e auditoria para a certificação orgânica e realizar estudos de caso para certificação de unidades familiares de produção e agroindústrias produtoras de alimentos orgânicos localizadas nas diversas regiões do Estado do Paraná. Além disso, o projeto atinge indiretamente o público consumidor, que é atendido com produtos de maior qualidade e com procedência rastreada.

Na UEM, o programa está alocado no Departamento de Agronomia (DAG) e é coordenado pelo professor Ednaldo Michellon. Conta com a participação três bolsistas recém formados, entre eles, uma engenheira de alimentos e dois engenheiros agrônomos.

A Universidade é responsável por atender a região Noroeste do Estado, sendo que, até dezembro de 2010, foram realizados 68 visitas a propriedades distribuídas nas seguintes cidades: Maringá, Nova Londrina, Querência do Norte, Colorado, Paranacity, Peabiru, Apucarana, Marilena, Paranavaí, Atalaia, Diamante do Norte, Mandaguari e São Domingos.

Já foram realizadas oito auditorias e o primeiro certificado concedido pelo Tecpar foi entregue dia 18, na cidade de Nova Londrina para a produtora rural de hortaliças, frutíferas e grãos, Cleusa Maria da Silva Sarto, da Vila Rural Itio Kondo.

A entrega foi realizada na Feira do Produtor Rural de Nova Londrina, contou com a presença de Dornelis José Chiodelli, prefeito de Nova Londrina, Kemely Bruna Zandonadi e Geovani Marx Rosa, representantes do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e João Paulo Giacobo, Secretário de Indústria, Comércio e Agropecuária entre outras pessoas atuantes no projeto, além de contar com os honrados prestígios de feirantes.

A produtora iniciou o processo de certificação por meio do programa em julho de 2010 e recebeu a auditoria inicial em outubro de 2010 realizada por auditores do Tecpar. Durante este período, Cleusa recebeu orientações dos profissionais da UEM, Geovani Marx e Kemely Zandonadi, e do engenheiro agrônomo da prefeitura de Nova Londrina, Rubens Massaki Onishi.

Também participam do Programa de Certificação as seguintes IES: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus de Pato Branco), além do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).