O Sinteemar apresentou um rol de reivindicações de professores e técnicos que já se aposentaram ou estão se aposentando e que não desejam perder totalmente o vínculo com a Instituição. Algumas delas já estão sendo executadas, como o atendimento pelo Ambulatório Médico e encaminhamento para realização de exames, utilização da Biblioteca Central, realizando visitas hospitalares e domiciliares; outras ações estão sendo analisadas e outras precisam passar pelos conselhos superiores. O reitor Júlio Santiago Prates Filho informou que a UEM está discutindo com a Fundação Araucária a possibilidade de que professores referência aposentados pudessem desenvolver atividades e receber bolsa. Comentou que a UEM também pretende lançar uma linha editorial chamada Memórias dentro da Eduem para resgatar a história da Instituição e os que a construíram. A vice-reitora Neusa Altoé falou que a UEM implantará o café com os aposentados duas vezes ao ano como forma de agradecimento da Universidade para com eles.

Além disso, a UEM vai implantar o Projeto Pré-Aposentadoria que será lançado durante o I Seminário da Melhor Idade, que será realizado pela PRH/DCT, em data ainda a ser confirmada. O professor aposentado Argemiro Karling disse que a Universidade poderia aproveitar para resgatar a sua história com os que ajudaram a colocar a UEM nos trilhos. O presidente do Sinteemar, Eder Rossato, expressou sua expectativa de que um protocolo de compromisso com os aposentados seja assinado até meados de maio.