O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) se reuniu, nesta sexta-feira (5), no gabinete da Reitoria da UEM, com representantes da direção do hospital universitário e professores do Centro de Ciências da Saúde, para discutir a retomada da emenda parlamentar que prevê o repasse de recursos financeiros visando o término do HU.

Lembrando ter sido formado pela UEM, Nishimori prometeu se empenhar para, ao lado dos outros deputados por Maringá (Cida Borghetti e Edmar Arruda), trabalhar em benefício do hospital. O deputado sugeriu que a Reitoria da Universidade leve a solicitação da emenda na reunião da bancada federal paranaense, em Brasília, logo após a eleição do novo líder, que ocorrerá no dia 14 deste mês. Nishimori também se colocou à disposição da UEM para acompanhar, em Curitiba, às segundas-feiras, audiências com o governador Beto Richa. O reitor Júlio Santiago Prates Filho agradeceu a presença do deputado, ressaltando que a conclusão das obras do HU é muito importante para a sociedade. “Nosso sonho é ver o hospital concluído, o que vai beneficiar também todo o complexo de saúde”, disse. A vice-reitora Neusa Altoé frisou que no final de 2010, ela e o superintendente do hospital, José Carlos Amador, estiveram em Brasília e conseguiram de 22 deputados federal o compromisso de tentar retomar a liberação da emenda. De acordo com Amador, há muitos anos ocorre a luta para o término do HU, que, lembrou o superintendente, nasceu junto “com o maior programação de inclusão social do mundo”, o SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo Amador, o hospital, único da região com 100% de leitos pelo SUS, com cerca de 12 mil metros quadrados de área construída e outros 7 mil em construção, pode chegar a 27 mil metros quadrados, conforme prevê o Plano Diretor, elaborado há 21 anos, quando surgiu o HU. O superintendente salientou, ainda, a iniciativa do ex-deputado federal Ricardo Barros de ter coordenado, em 2009, a discussão que resultou na elaboração da emenda de bancada federal para o HU. Porém, em 2010, o dinheiro foi destinado, pelo governo federal, para socorrer vítimas das enchentes na região nordeste brasileira.