Entre os novos lançamentos da Eduem, a Editora da Universidade Estadual de Maringá, está o livro do jornalista e sociólogo Sérgio Gini. A obra, Repensando... A construção da hegemonia empresarial nos 10 anos que mudaram Maringá (1994 – 2004) é o resultado da dissertação do autor defendida, em 2007, no Programa de Pós-Graduação em História da UEM.

A obra, que já teve uma primeira edição limitada e publicada a partir da iniciativa do Gini, está focada em um período recente da história de Maringá, marcado pelo envolvimento da classe empresarial numa tentativa de elaborar um projeto político de desenvolvimento para a cidade. Esse projeto foi institucionalizado em 1996 com o sugestivo nome Movimento Repensando Maringá, porém havia se desenhado antes, desde 1994, com uma série de ações e discursos dos empresários ligados a Associação Comercial, com o apoio de professores da UEM.

Debatendo acerca da ação coletiva do empresariado e seu poder de interferir nas dinâmicas sociais e econômicas da cidade, o livro de Gini ganha uma dimensão especial, de acordo com a apresentação do seu orientador, professor Angelo Priori. Para o professor, o mérito da obra é não se prender a discutir o limite da força do empresariado como ator político. “Ele demonstra, com farta documentação e evidências, como os empresários definem as estratégias e as ações de suas atuações políticas. Se essas ações são fortes ou fracas, os leitores poderão tirar suas conclusões”.

Priori também destaca o fato de o autor não ficar apenas no debate geral. Sem deixar de lado a referência do debate nacional, Gini analisa um caso concreto, trazendo à tona uma indagação no mínimo interessante: o que levou a classe empresarial de uma cidade sem vocação industrial expressiva, a gestar um movimento político capaz de se tornar hegemônico e com fôlego para influenciar as relações entre o poder municipal e a população.

Sérgio Gini, que nas palavras do seu orientador, é jornalista por profissão, sociólogo por formação e historiador por opção, formula algumas respostas para essa indagação, trazendo importantes contribuições para o campo da pesquisa na área da história política do empresariado.

Serviço:
Repensando... A construção da hegemonia empresarial nos 10 anos que mudaram Maringá (1994 – 2004)
Editora: Eduem (www.eduem.uem.br)
Número de páginas: 225
Ano de Publicação: 2011
Edição: 2ª Edição
Autor: Sérgio Gini
Preço: 35,00