O cartonista Carlos Latuff (ao centro) participou de um dos debates da CalouradaA Calourada 2011, evento criado para recepcionar os novos alunos da Universidade Estadual de Maringá, entra na reta final na próxima semana quando estão programados diversos debates sobre temas variados (confira a programação no final). Um ponto alto  do evento é a aula magna com o professor Sérgio Lessa. Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas, Lessa também é autor de livros como Mundo dos homens: trabalho e ser social e A ontologia de Lukács e Sociabilidade e individuação. A palestra será na segunda-feira, dia 14, às 19h30 no auditório da Associação dos Docentes da UEM.

Ainda dentro da programação da Calourada 2011, a comunidade acadêmica será brindada com uma apresentação da Orquestra da UEM, marcada para quinta-feira, 17, às 18 horas, no Restaurante Universitário. E com uma apresentação teatral, na quarta-feira, às 19 horas, na Aduem. A peça em cartaz será Os três palhaços, de Brecht, representada pelos atores do TUM.

Na sexta-feira, 18, foi agendada a Bicicletada, com concentração em frente ao Restaurante Universitário, a partir das 17h30. De lá, os participantes saem percorrendo um trajeto pelas principais ruas da cidade, dentro do espírito do movimento, no qual ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas, promovendo e incentivando a bicicleta como meio de transporte urbano viável, rápido, saudável, prazeroso e, principalmente, ecológico.

A Calourada 2011 fecha a programação no  sábado com o Festival de Bandas e apresentações grupos de choro. Os grupos vão se revezar no palco montado na quadra central da UEM, a partir das 13 horas.

Todo o evento é uma iniciativa do Diretório Central dos Estudantes em conjunto com a Reitoria da Universidade, sob patrocínio da Caixa Econômica Federal. Outras informações no DCE, Bloco 6, sala 2, fones 3011-4205 e 3011-4522

Confira a programação dos debates:
Segunda-feira, dia 14
·        16 horas: O negro na sociedade brasileira.
·        Debatedor convidado: José Geraldo Correia Júnior; representante da Coordenação Nacional de Lutas – Conlutas.

Terça-feira, dia 15
·        19h30: Gênero em debate
·        Debatedores convidados: Patrícia Lessa professora do Departamento de Fundamentos da Educação; Eliane Rose Maio Braga, professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação; Gustavo Piovesan, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação; Janaína Rodrigues; representante da Coordenação Nacional de Lutas – Conlutas.

Quarta-feira, dia 16
·        16 horas: Meio Ambiente: aspectos teóricos e políticos
·        Debatedores convidados: Luzia Marta Bellini, professora do Departamento de Fundamentos da Educação; Cid Marcos Golçalves Andrade, professor do Departamento de Engenharia Química; Fernando Alves de Albuquerque, professor do Departamento de Agronomia; e Élson dos Santos (MST-Copavi)

·        19h30: Existe uma Política de Acesso e Permanência nas Universidades Públicas?
·        Debatedores convidados: Catarina Teruco Makiyama, assistente social (PRH); Evaristo Colman (Serviço Social da UEL); André Gasparetto, assessor para assuntos universitários da UEM.

Sexta-feira, dia 18
·        16 horas: Wikileaks: mídias alternativas e propriedade intelectual
·        Debatedores convidados: Pedro Jorge de Freitas, professor do Departamento de Ciências Sociais; Tânia Fátima Calvi Tait, professora do Departamento de Informática; e Robespierre de Oliveira, professor do Departamento de Filosofia.

·        19h30: Drogas: políticas públicas, comunidades terapêuticas e luta antimanicomial.
·        Debatedores convidados: Frei Francisco Manuel de Oliveira, do mosteiro - Monte Carmelo e organizador do Fórum de debate das comunidades terapêuticas; Roselânia Franciscone, professora do Departamento de Psicologia; Estella Mares Sant’Anna Guerreira Pinheiro, promotora de saúde de Maringá); além de um representante da Secretaria de Saúde.

Todos os debates serão realizados no auditório da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 305.