Quem tem interesse de apresentar trabalhos no II Simpósio Internacional de Educação Sexual (Sies) tem até o dia 31 de março para inscrever nas sessões de apresentação oral ou pôster. O evento, que acontece de 28 a 30 de abril, no Teatro Marista, é uma promoção da UEM. O Simpósio dará continuidade às discussões e trocas de experiências dos educadores de diversas áreas relacionadas aos diferentes aspectos da questão da sexualidade no âmbito da educação escolar, com ênfase no tema Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: trajetórias escolares.

As manifestações sexuais que aparecem na escola demonstram as dificuldades que as instituições apresentam quando tratam da temática da sexualidade em seu cotidiano. “Uma proposta de educação sexual adequada, consciente e emancipadora poderia contribuir para o objetivo de tornar toda a comunidade educativa apta a discutir assuntos importantes para o discernimento, na área da sexualidade. Esse é o objetivo no evento”, explica uma das coordenadoras do Simpósio Eliane Maio, que organiza o Sies ao lado das professoras Crishna Mirella Rosa e Luciana Grandini Cabreira.

Na programação do Simpósio estão debates sobre Sexualidade e Violência de Gênero, Questões de Gênero no Espaço Educativo, Sexualidade(s) e Deficiência(s): abordagens pedagógicas, A homofobia no Contexto Educativo, Gênero e Sexualidade: a importância do estudo na formação docente.

Na palestra de abertura, a professora da Universidad Alcalá de Henares (Guadalajara-Espanha), Carmen Spirito Alcaide, falará sobre Sexualidade e Arte. E, no dia 29, à noite, haverá a apresentação da peça O Menino que Ganhou uma Boneca, seguida da palestra Direito e Sexualidade, que será ministrada pelo juiz federal Roger Raupp Rios.

As inscrições devem ser feitas no site www.sies.uem.br. Os ouvintes poderão se inscrever até 27 de abril. Outras informações no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP). O telefone é o (44) 3011-5104 e o e-mail sies@uem.br.