Os Programas de Pós Graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas da UEM estão organizando o II Seminário Violência Urbana nas Áreas Metropolitanas Brasileiras. O evento será realizado de 26 a 29 de abril, no auditório do PDE, bloco B-33, no câmpus da Universidade. Os interessados em participar podem se inscrever até o início do evento. Os que desejam apresentar trabalho devem ficar atentos, pois o prazo vai até o dia 18 do mês que vem. É preciso acessar o site www.cch.uem.br/observatorio para fazer a inscrição gratuitamente.

O Observatório das Metrópoles realiza estudos nas regiões metropolitanas de Goiânia, Belo Horizonte, Natal, Recife, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá, levantando dados sobre a relação entre município e a incidência dos homicídios, suas taxas e integração à dinâmica metropolitana, a migração, a idade e o gênero dos indivíduos. O Observatório ainda objetiva apresentar como as Cidades Sedes da Copa de 2014 estão planejando o enfrentamento da questão da criminalidade urbana e quais políticas de segurança serão implementadas.

No Seminário em Maringá, serão tratadas atividades vinculadas à problemática nacional e também serão debatidas questões discutidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas da UEM. O objetivo é fomentar discussões acerca dos temas de dissertações em desenvolvimento nos dois programas. Durante o evento, ainda serão lançados CD ROM de Pesquisas e livros do Observatório.