A Calourada 2011, evento criado para recepcionar os novos alunos da Universidade, entra na reta final. Para esta sexta-feira (18), está agendada a Bicicletada, com concentração em frente ao Restaurante Universitário, a partir das 17h30. De lá, os participantes saem percorrendo um trajeto pelas principais ruas da cidade, dentro do espírito do movimento, no qual ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas, promovendo e incentivando a bicicleta como meio de transporte urbano viável, rápido, saudável, prazeroso e, principalmente, ecológico.

Ainda nesta sexta-feira, às 16 horas, será realizado o debate Wikileaks: mídias alternativas e propriedade intelectual. Participam das discussões Pedro Jorge de Freitas, professor do Departamento de Ciências Sociais; Tânia Fátima Calvi Tait, professora do Departamento de Informática; e Robespierre de Oliveira, professor do Departamento de Filosofia.

Às 19h30, o tema do debate é Drogas: políticas públicas, comunidades terapêuticas e luta antimanicomial. Os convidados são Frei Francisco Manuel de Oliveira, do mosteiro Monte Carmelo e organizador do Fórum de debate das comunidades terapêuticas; Roselânia Franciscone, professora do Departamento de Psicologia; Estella Mares Sant’Anna Guerreira Pinheiro, promotora de saúde de Maringá; além de um representante da Secretaria de Saúde.

Todos os debates serão realizados no auditório da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 305.

As atividades da Calourada 2011 serão fechadas neste sábado (19) com o Festival de Bandas e apresentações grupos de choro. Os grupos vão se revezar no palco montado na quadra central da UEM, a partir das 13 horas.

Todo o evento é uma iniciativa do Diretório Central dos Estudantes em conjunto com a Reitoria da Universidade, sob patrocínio da Caixa Econômica Federal. Outras informações no DCE, Bloco 6, sala 2, fones 3011-4205 e 3011-4522.