O presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, Fábio de Oliveira D’ Alécio (foto, à esquerda), manifestou, hoje (24), durante audiência com o reitor Júlio Santiago Prates Filho, interesse de fazer parceria com a UEM visando a identificar a causa da evasão de vários municípios da Comcam, conforme apontou o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

D’ Alécio, que também é o prefeito de Ubiratã, disse que, de acordo com o censo, a região da Comcam perdeu pelo menos 15 mil habitantes nos últimos anos. Apenas 4 dos 25 municípios ligados à entidade teriam registrado aumento de população no período. Segundo o presidente, a intenção é descobrir soluções para conter a evasão e identificar, ainda, as potencialidades dos municípios, para que o quadro possa ser mudado. “Queremos saber o que pode ser feito, pelo prefeito de cada município, para que, numa ação conjunta, possa ser revertida a situação”, afirmou. D’ Alécio quer envolver também neste trabalho o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Sebrae. O reitor disse que está sensível à reivindicação da Comcam e assegurou que a UEM vai analisar o pedido para que uma solução seja encontrada. Por isso é que Júlio Santiago convidou para a audiência a coordenadora do Observatório das Metrópoles/Núcleo de Maringá, Ana Lúcia Rodrigues. A pedido do reitor, D’Alécio enviará ofício para a Universidade solicitando um projeto envolvendo a questão. O presidente da Comcam esteve acompanhado do chefe de Gabinete da Prefeitura de Ubiratã, Osmar Pires da Silva; do prefeito de Peabiru e presidente do Ciscomcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comcam), João Carlos Klein; e do prefeito de Boa Esperança, Cláudio Gotardo.