Foi realizada nesta sexta-feira (25), a primeira reunião sobre a constituição do Núcleo de Formação de Professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O Núcleo ganhou força com a aprovação da proposta Enriquecimento das Licenciaturas por meio de Projetos, encaminhado ao Edital 028/2010 da Capes.

Núcleos e comissões integradas de licenciaturas são encontrados em diversas instituições federais e estaduais de ensino superior no Brasil, a exemplo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Unesp de Marília e da Universidade de São Paulo. O Núcleo da UEM tem como foco promover a integração das diferentes estratégias de formação inicial de professores desenvolvidos nos departamentos da Universidade.

Na reunião desta sexta-feira foi formado um grupo de trabalho, que conta com professores de diferentes licenciaturas (Física, Matemática, Biologia, Ciências Sociais, entre outros) e com os coordenadores do Programa de Iniciação à Docência (Pibid). Esta equipe é a base de formação do Núcleo, que é, segundo a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, um desejo antigo da UEM.

A próxima reunião está marcada para o dia 8 de abril. Nela serão definidos os temas para serem discutidos na primeira fase do Projeto, que é a promoção de Ciclos de Debate. Neste novo encontro a equipe também vai iniciar uma argumentação sobre a constituição do Núcleo, seu papel e suas ações. Entre as propostas do Núcleo da UEM estão a criação de um espaço virtual e a organização do III Fórum de Licenciatura.