A Universidade Estadual de Maringá antecipou as datas das provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) e da divulgação do resultado. Alunos do ensino médio que desejam participar do PAS devem se inscrever de 1º a 21 de setembro pelo site www.pas.uem.br. As provas serão aplicadas no dia 20 de novembro, das 13h50 às 19 horas, em 16 cidades. O resultado será divulgado em 13 de janeiro. Este será o primeiro ano em que haverá o ingresso de candidatos pelo PAS. Do total, são destinadas 20% das vagas para o sistema.

O PAS é uma modalidade de processo seletivo para ingresso no ensino superior, destinado a alunos matriculados no ensino médio. Estes passam por provas que exigem os conteúdos da cada série em que estão matriculados no ensino médio. Para concorrer às vagas, os candidatos devem realizar as provas das três séries. O processo tem como objetivos ampliar as possibilidades de acesso aos cursos de graduação da UEM; estabelecer uma relação mais intensa entre a UEM e as escolas de ensino médio; selecionar alunos-candidatos de forma gradual e sistemática; permitir que tanto alunos como escolas tenham a oportunidade de monitorar o desempenho ao longo do ensino médio.

A taxa de inscrição é de R$ 45 para candidatos à primeira etapa (1ª série), de R$ 30 para os da segunda etapa e de R$ 15 para os da terceira etapa. O programa das provas já está disponível no site do PAS.