A Universidade Estadual de Maringá e a Real H Nutrição e Saúde Animal, empresa de Mato Grosso do Sul, assinaram Termo de Cooperação Ampla, nesta quinta-feira, 14, que permitirá a realização de vários projetos envolvendo tilápia do Nilo e homeopatia. Estudos nesse sentido vêm sendo desenvolvidos desde 2005 e já renderam duas teses de doutorado e duas de mestrado defendidas. Outras defesas estão programadas. Como o convênio venceu em final de 2010, está sendo formalizado um novo.

Segundo o diretor-técnico da empresa, Mário Renck Real, após diagnóstico enviado pelos pesquisadores, a Real elabora núcleos homeopáticos (conjunto de medicamentos preparados segundo a farmacotécnica brasileira) e os envia para UEM. Além disso, o acordo também prevê aporte financeiro, que será definido para cada projeto. Renck explica que homeopatia populacional adotada influi na produção e produtividade. Ela visa equilibrar o organismo de maneira que a população dos peixes possa expressar o fenômeno de resiliência, a capacidade de produzir mesmo em ambientes hostis e estressantes. Ele classificou os resultados obtidos até agora como espetaculares, com o crescimento da sobrevivência da população, aumento da produtividade e do peso dos peixes.

A homeopatia, destaca Renck, é caracterizada pela não agressão ao organismo, por não deixar resíduos, não ser cumulativo e de ser de baixo custo. O Brasil é independente na área, não precisa pagar royalties e não é dependente tecnologicamente. Ao contrário, o País detém o know-how na homeopatia de produção. Com a UEM, a empresa pretende ampliar os projetos e as áreas de pesquisa.

Um dos coordenadores dos projetos em desenvolvimento, Lauro Vargas, do Departamento de Zootecnia, informou que um novo projeto sobre ômega 3 começou na semana passada. O objetivo é avaliar como esses peixes podem aumentar a quantidade de ômega 3. Alguns grupos de peixe estão separados em dez caixas. Metade recebe medicamentos e a outra não. Os indivíduos passarão por análise bioquímica do tecido muscular, avaliação da capacidade reprodutiva, da histologia do fígado. O outro coordenador é o professor Jesuí Visentainer, do Departamento de Química.

O convênio foi assinado pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho, que sugeriu que o convênio pudesse abranger outras áreas da UEM, e por Renck. Estavam presentes a vice-reitora Neusa Altoé, o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Júlio Damasceno, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, Rosane Peralta, além de Vargas.

Palestra – Reinck profere palestra sobre Uso da Homeopatia em Produção Animal, hoje (14), a partir das 14 horas, no anfiteatro do bloco F-67. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos.