O desenvolvimento sustentável é o destaque de quatro eventos que começaram nesta quarta-feira e terminam na sexta-feira (27 a 29), na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá. Durante a solenidade de abertura, a vice-reitora Neusa Altoé disse que os eventos eram uma oportunidade para ouvir e contribuir para a busca de um mundo melhor e de qualidade de vida. Disse que a UEM gradua, neste ano, o profissional de número 50 mil. Informou que seriam apresentados 60 projetos de extensão e que eles só existem depois que projetos de pesquisas são realizados e seus resultados são colhidos. Comentou que, só por esse número, poderia se ter noção da riqueza de conteúdo, de experiência e conhecimento produzidos.

Altoé salientou que aprender a ter sustentabilidade é importante e que, a distribuição de canecas já era uma contribuição com o meio ambiente. Lembrou que ainda existem muitos desafios e ações a serem vencidos, mas que os frutos dos eventos levariam a uma vida melhor não só no Paraná e com sabor muito especial da terra.

Áreas estratégicas - O assessor de Planejamento do Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, saudou de forma especial aos professores idealistas que não desistem nunca e responsáveis para que os eventos estivessem ocorrendo. Informou que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Conselho de Ciência e Tecnologia, está definindo as áreas estratégicas para promover o desenvolvimento do Estado, o desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico. Disse não ter dúvidas que a agroecologia, a economia solidária e a segurança alimentar seriam contempladas. Depois de definidas as áreas estratégicas, serão lançados editais para que projetos concorram aos recursos do Fundo Paraná.

O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, Fernando Brambilla, citando a sustentabilidade, demonstrou sua preocupação com a exploração do meio ambiente pelo homem. Ressaltou que, se não houver mudanças, nem discussões, nem ações concretas, a natureza dará suas respostas em forma de tsunamis, terremotos, desastres. Para ele, é preciso unir forças e mudar a situação. O coordenador nacional do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Piccin, elogiou o trabalho desenvolvido na UEM e comentou que a unificação das quatro áreas priorizadas pelos eventos é um processo que vem sendo construído ao longo dos tempos. Citou que a criação do fórum regional durante os eventos será um instrumento de todas as forças sociais e institucionais para acertar ações para melhoria da qualidade de vida.

Desenvolvimento sustentável - O delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Reni Denardi, salientou que a temática dos eventos é muito cara ao governo federal e faz parte de programas do ministério. Disse que o diálogo é importante porque podem ser colhidas contribuições para o aperfeiçoamento das políticas públicas. Para ele, o desafio é promover o desenvolvimento sustentável e que isso não pode ser obtido por apenas um ator. Ressaltou que é necessário que o governo e a sociedade construam uma ponte de interligação e se unam em prol desse desenvolvimento. Integrante da coordenação nacional do MST e Via Campesina, Nilcinei Toná, comentou sobre o intercâmbio entre os movimentos sociais do Haiti e do Brasil e disse que estava presente uma comitiva de Haiti. Para ele, a combinação dos temas fundamentais e complementares é importante na busca da sustentabilidade. A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Ângela Maria Martins, falou sobre o momento único para se discutir quatro eixos importantes que levem a ações de cidadania, construção de políticas de segurança alimentar, soberania alimentar, com participação da sociedade civil.

Eixos temáticos - Estão sendo realizados a terceira edição do Encontro Regional de Agroecologia, o 2º Encontro Regional de Economia Solidária, o 1º Encontro Regional de Mídia e Comunicação Comunitária e a I Mostra Regional de Trabalhos em Agroecologia, Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional Comunicação Comunitária. Os quatro grandes eixos em debate são os integrantes da Mostra Regional de Trabalhos. A promoção é do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da UEM. A ideia é promover um  debate inovador capaz de estabelecer  as bases para uma estratégia do desenvolvimento sustentável e solidário da Região Noroeste do Paraná.

Durante os encontros, haverá a constituição do Fórum Permanente de Agroecologia, Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional do Noroeste do Paraná, marcando o início de uma estratégia de ação de promoção do desenvolvimento territorial sustentável e solidário para o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar na região.

Outras informações pelo site http://dag.uem.br/nads/ ou e-mail evento.nads.uem2011@gmail.com.