O Secretário Nacional de Esporte Educacional Wadson Nathaniel Ribeiro, visitou a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e foi recebido pelo reitor, Júlio Santiago Prates Filho, na última quinta-feira (28).

A reunião foi uma manifestação de agradecimento da Secretaria, vinculada ao Ministério do Esporte, pelas parcerias com a UEM. Os esforços do órgão nacional são para uso do esporte como ferramenta para formar pessoas e cidadãos, através dos valores do esporte. Além de buscar uma atuação sistêmica, solucionando os problemas de infraestrutura e desenvolvendo projetos e programas que abarquem o Esporte Educacional e a Terceira Idade e combatam a Obesidade e o Tabagismo.

O Ministério auxilia seus parceiros na melhoria da infraestrutura e na liberação de recursos para os programas. A Universidade, por sua vez, cede Recursos Humanos para os trabalhos, como é o caso do coordenador nacional pedagógico do Programa Segunto Tempo, o professor da UEM Amauri Bássoli de Oliveira. Através da parceria com o Ministério e da captação da Lei de Incentivo ao Esporte, a Universidade conseguiu recursos da ordem de R$ 1.300.000,00 para a construção do ginásio e centro de excelência em handball da UEM.

Outro foco do Ministério é o projeto “Cidades Esportivas”, visando às OIimpíadas. Através dos núcleos do Programa Segundo Tempo, pretende-se potencializar a vocação esportiva de determinadas cidades, sem excluir as outras modalidades, para formação de centros de treinamento que possam ser utilizados nas Olimpíadas Rio2016. Maringá está entre as localidades cotadas para o handball

Aproveitando o início do governo, o secretário veio solicitar que a UEM faça um levantamento das demandas na área do esporte. E convidar que o reitor visite o ministro Orlando Silva, em Brasília, para apresentar as necessidades elencadas, no próximo mês.

Wadson veio acompanhado da diretora do departamento de Esporte Escolar e de Identidade Cultural, Gianna Lepre Perim.