A Universidade Estadual de Maringá vai colaborar com a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania na definição de políticas públicas que serão implementadas pela Seju. A parceria foi discutida na última sexta-feira (29), durante a visita da secretária Maria Tereza Uille Gomes, à UEM.

Nesta semana, diversos professores e agentes universitários que buscam enfrentar a questão da justiça como instrumento para a cidadania deverão se reunir para discutir os primeiros passos da parceria com a Seju.

Maria Tereza foi recebida pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho e pela vice-reitora Neusa Altoé, que falaram sobre o potencial oferecido pela UEM no sentido de colaborar com as políticas traçadas pela Seju.

Prates Filho disse que a UEM pode sediar a coordenadoria regional da Defensoria Pública do Paraná. O projeto de lei visando à criação da Defensoria já foi encaminhado pelo governo para a Assembléia Legislativa. Segundo o reitor, seria uma forma de aproveitar a experiência da Universidade na assistência judiciária gratuita feita pelo SAJ. Maria Tereza manifestou apreço pela sugestão de Prates Filho, concordando que a UEM reúne condições para atuar neste sentido..

Na sala dos Conselhos Superiores, a secretária falou a uma platéia composta por coordenadores e responsáveis pelos diversos programas e projetos desenvolvidos na UEM na área do sistema prisional e na defesa da crianças e adolescentes, além de pró-reitores e a assessores.

Ela fez uma palestra sobre a situação da Justiça no Paraná, a estrutura atual da Seju e os projetos para solucionar problemas, como a falta de pessoal, projetos de profissionalização de presos e a criação de defensorias públicas.