A obra Historiadores de Nosso Tempo, organizada pelos professores Marcos Antônio Lopes, da Universidade Estadual de Londrina, e Sidnei Munhoz, da Universidade Estadual de Maringá, será lançada na UEM, no PDE, bloco B-33, nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 19h30. O convite parte da Editora Alameda, que publicou o livro, e da Livraria Chain. Segundo Ronaldo Vainfas, o livro traz ensaios de historiadores brasileiros sobre 16 historiadores estrangeiros que marcaram decisivamente a historiografia ocidental nos últimos 40 anos. Explica que cada ensaio traça a biografia de cada autor em conexão com sua obra, considerada no sentido o mais amplo possível, não se restringindo a tal ou qual livro emblemático.

Lopez e Munhoz destacam que a obra traduz conceitos-chave da historiografia contemporânea e divulga ideias que contribuíram para a renovação do ensino da História e a afirmação da pesquisa historiográfica no Brasil. Além de breve perfil biográfico dos autores-tema, os leitores poderão encontrar reflexões acerca das categorias analíticas essenciais para a compreensão das obras e temas centrais desenvolvido por eles.

Os historiadores enfocados são Carlo Ginzburg, Edward Palmer Thompson, Emmanuel Le Roy Ladurie, Eric Hobsbawm, Eugene Genovese, Georges Duby, Jacques Le Goff, Jean Delumeau, Jean-Pierre Vernant, Michelle Perrot, Natalie Zemon Davis, Peter Burke, Phillipe Ariès, Quentin Skinner, Robert Darnton e Roger Chartier.

O livro já está sendo comercializado em livrarias brasileiras. Outras informações pelo fone (44) 3011-4857.