A Universidade está completando, nesta quarta-feira, 35 anos de reconhecimento. Em 11 de maio de 1976, a Universidade conseguiu a assinatura do Decreto Federal nº 77.583, que garantiu o reconhecimento da UEM. Na foto acima, a comunidade universitária comemora o fato na frente do prédio da então Reitoria.

Oficialmente, a Instituição foi fundada em 28 de janeiro 1970. O então governador Paulo Pimentel assinou a Lei de criação, baseado num Decreto Estadual, publicado em novembro de 1969. Dessa forma, em 2011, a Universidade comemorou 41 anos de existência. Mas o reconhecimento veio seis anos depois. Diversas pessoas ajudaram a UEM a dar passos importantes, fazendo com que, por três anos consecutivos (2008, 2009 e 2010), ela fosse considerada pelo Ministério da Educação (MEC) a melhor do Paraná e uma das melhores do Brasil.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho diz que a Universidade é um patrimônio científico, cultural e histórico de Maringá, levando o desenvolvimento para os municípios de sua abrangência. Prates Filho destaca, ainda, que o papel da UEM vai além de formar gestores. Segundo ele, “é preciso interagir com a sociedade por meio de projetos de extensão e pesquisa”.

Ao participar, hoje, da abertura do Fórum Paranaense de Servidores Públicos Aposentados, na sede do Sinteemar (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Maringá e Região), a vice-reitora Neusa Altoé lembrou que a data de realização do Fórum marcava também o aniversário de 35 anos do reconhecimento da Universidade.   A vice-reitora recordou o fato de que o processo de pedido de reconhecimento da UEM foi encaminhado para o governo federal na boleia de um caminhão.