Veículos e equipamentos médicos e oftalmológicos foram doados pela Receita Federal ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HU). A entrega foi feita nesta segunda-feira (16), pelo delegado da Receita em Maringá, Wagner Lopes da  Silva, ao reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho; à vice-reitora Neusa Altoé; e ao superintendente do HU, José Carlos Amador. O Hospital agora conta com mais dois sedans: um Clio e um Megáne, ambos apreendidos em operações da Receita. Além disso, foram entregues 190 kits com estetoscópios, esfignomanômetro e termômetros; 55 pinças oftalmológicas; um aparelho oftalmológico CX-1 com Câmera Digital de Retina; um aparelho Huvitz HLM-7000; cinco aparelhos Huvitz HRK-7000; e dois Oto-Oftalmoscópio Canon TX-F Tonômetro.

Além disso, uma Ducato Fiat de 16 lugares, adquirida na Via Verdi, foi entregue à superintendência. A van foi adquirida com recursos de um bazar com artigos doados pela Receita, realizado pela Associação dos Amigos do HU (AAHU).

Segundo o superintendente do HU, a Receita tem sido uma das principais parceiras do Hospital e garantiu “que todas as doações feitas estão sendo aplicadas 100% no sistema público, beneficiando a população de toda a região de Maringá”. Para comprovar o que disse, Amador entregou ao delegado da Receita dois relatórios, nos quais consta o que foi feito com as doações e o que foi arrecadado no Bazar do HU, com a venda de artigos doados.

Incorporações – Wagner Lopes Silva disse que o que é feito pela UEM é uma forma de agradecer a tudo que a Universidade faz por Maringá. “A Universidade se destaca em nível nacional em diferentes áreas, especialmente, na Medicina. Por isso, é uma satisfação poder ajudar. Também tenho muito a agradecer, porque me formei em Direito aqui. E o que fazemos, na verdade, não são doações, são incorporações de bens da Receita para serem aplicados com vistas ao bem público. A Universidade vem fazendo bem isso. Desta forma, estaremos sempre à disposição para ajudar”, completou o delegado da RF.

Silva estava acompanhado do seu assistente, o analista tributário Marcos Luchiancenkol, que lembrou que a doação feita à Associação de Amigos do HU para a realização do Bazar foi diferenciada. Já havia sido solicitada, mas a Receita não possuía bens no depósito para repassar à Associação. “Foi um telefonema de Foz do Iguaçu que viabilizou o repasse. A delegacia de lá não tinha espaço no depósito e nos pediu que assumíssemos o armazenamento da carga. Porém, nós nem levamos para o nosso depósito. Solicitamos autorização de Curitiba e trouxemos a mercadoria de Foz direto para o HU. Nunca foi tão rápida a tramitação da liberação. Coisa que nos dá um grande prazer, porque, hoje, vemos o resultado do nosso trabalho rendendo frutos para a população”, concluiu Luchiancenkol.

Ainda participaram da entrega das doações o assessor jurídico do HU, Celso Nascimento; o diretor médico do Hospital, Dorvalino de Aguiar; a diretora de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Angelita Polatto; a diretora de Enfermagem, Franna Vicente Gomes; o diretor administrativo, Valmir Durante; chefe da divisão de Serviços Gerais, Maria Amélia Fernandes; o secretário da superintendência, Gilson Mazzola; e o servidor do HU, Edson Moribe.