O Hospital Universitário Regional de Maringá (HU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, nesta quinta-feira (19), a visita de comitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a situação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. A visita fez parte das primeiras diligências da CPI nas cidades do interior que possuem instituições conveniadas ao SUS.

A CPI foi instalada no mês passado. A visita contou com a presença do presidente, deputado Leonaldo Paranhos, o relator, deputado Marcelo Rangel e os membros Nelson Luersen e Adelino Ribeiro Silva. Além deles, fazem parte da comissão os deputados Ênio Verri, Elio Lino Rusch e Doutor Batista.

O deputado Paranhos afirmou, no início das atividades da CPI, que o problema primordial é a falta de leitos e que precisa-se determinar qual a razão de existir ainda tanta gente esperando por atendimento e, não raro, morrendo na fila de espera.

Durante a diligência, os deputados foram informados que o hospital conta com 123 leitos, menos da metade dos 300 inicialmente planejados para o HU, e todos para atendimento ao SUS, sendo 31 deles para o pronto atendimento. No momento da visita, havia 78 pacientes no pronto-socorro aguardando transferência para outros hospitais. Este número era maior pela manhã.

A visita foi acompanhada pela vice-reitora da UEM, Neusa Altoé, o diretor médico do HU, Dorvalino Gusmão Aguiar, o diretor administrativo, Valmir Durante, e a diretora de enfermagem, Franna Vicente Gomes.