O reitor Júlio Santiago Prates Filho, da Universidade Estadual de Maringá, recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 23, as professoras colombianas Adriana Upegui Velásquez e Ana Maria Bolívar Noreña, da Faculdade de Artes da Universidade de Antioquia, de Medellín. Durante o encontro, discutiram sobre as atividades das duas instituições e possibilidades de aditivos ao convênio já firmado. O reitor interessou-se especialmente por um programa de educação musical voltado para crianças carentes, desenvolvido pela instituição colombiana em parceria com o município. Seu objetivo é que as crianças portem instrumentos musicais e não armas.

A Universidade de Antioquia é a segunda maior instituição pública de Colômbia. Fundada em 1803, tem mais de 36 mil alunos e 82 cursos de graduação. Suas áreas de pesquisa mais fortes são em saúde, ciências sociais, ciências básicas e engenharias. Possui o primeiro doutorado em Artes do país. Tem uma sede central e dez câmpus espalhados pelos estados.

As professoras chegaram a Maringá no sábado, dia 21, e permanecem até 29 deste mês. Durante esse período, as visitantes mantêm contato com professores da UEM, participam de eventos e proferem palestras.

Ainda hoje (23), conversam com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani; dão entrevista para a TV UEM; às 19h30, na Oficina de Teatro, assistem ao Coral da UEM e Velásquez profere a palestra A Formação do Ator nos Programas de Teatro da Faculdade de Artes da Universidade de Antioquia; logo após, haverá apresentação do espetáculo Medidas contra a Violência.

No dia 24, estão programados encontros com professores do Departamento de Música; com o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales; com professores da área de Educação. À noite, as visitantes assistem à apresentação dos grupos de Dança TAP e Oficina de Jazz. No dia 25, participação da reunião das câmaras do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; encontros com professores da Escola de Música; com a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi; com professores de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Curso Técnico em Música. À noite, assistem à apresentação do Fogança.

No dia 26, às 8h30, no Nupélia, Velásquez profere uma palestra no Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação). À tarde, está previsto um encontro de Velásquez e Noreña com professores de Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação. Nos dias 27 e 28, as visitantes participam do XIV Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, promovido pela UEM e pela Abem. No dia 27, à noite, assistem à estreia do espetáculo A Visita da Velha Senhora, pelo TUM, na Oficina de Teatro; e no dia 28, à noite, assistem à apresentação do espetáculo da Trupe do Trapo, no Teatro Barracão. No dia 29, retornam a Colômbia.

As visitantes, durante encontro com o reitor, estiveram acompanhadas do professor John Kennedy de Castro e também foram recepcionadas pela assessora de cooperação internacional, Evanilde Benedito, e por Gilda Contreras Lopez.