O jornalista, professor universitário e sociólogo Laurindo Leal Filho vai proferir, nesta segunda-feira,(30) a partir das 14 horas, na UEM, a aula inaugural do curso de Comunicação e Multimeios. Ele vai falar sobre o tema A Comunicação e o seu Papel Social. O evento ocorre no anfiteatro do CAE (Bloco B-33). Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Ciências da Comunicação, Leal Filho publicou os livros "Atrás das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão", "A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão", "A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão" e "Vozes de Londres, memórias brasileiras da BBC".

Também escreveu e publicou artigos sobre cultura e comunicação, com ênfase na televisão, em publicações científicas e de divulgação. É professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, além de apresentador do programa VerTV, exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara. Possui experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política, políticas públicas de comunicação, televisão, televisão pública, rádio e jornalismo. Foi Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura Municipal de São Paulo na gestão de Luiza Erundina.   Atuou como repórter, redator e editor de telejornalismo nas redes Globo, Cultura e Bandeirantes, onde dirigiu o Jornal da Band. Apresentou telejornais e debates na Rede Bandeirantes e programas de debates na Rede Sesc/Senac de Televisão, TV Gazeta de São Paulo, Rede Vida de Televisão e na TV USP. Trabalhou ainda durante dez anos como repórter esportivo na Rádio Nacional de São Paulo, hoje Rádio Globo, participando de várias coberturas internacionais. Criou e dirigiu os jornais das Universidades de São Paulo, Federal de São Carlos, Federal de São Paulo e da PUC de São Paulo. Leal Filho ainda foi presidente da Associação dos Professores da PUC de São Paulo, vice-presidente da Andes (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior) e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).