www.petroleo.rj.gov.br/site/images/stories/slideshow/ocipeg.png

A UEM realiza o III Seminário de Engenharia Mecânica nesta semana, de quarta a sexta-feira, dias 8 a 10. O evento bienal, promovido pelo Departamento de Engenharia Mecânica, debaterá temas que vão do mercado de trabalho a multidisciplinaridade nas atividades da cadeia de produção de petróleo. As atividades serão desenvolvidas no PDE, bloco B-33, no Anfiteatro do DEC, bloco C-67, e no Anfiteatro da Informática, bloco C-56.

A primeira palestra será abordada por Carmem Lúcia Gatto, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no dia 8, às 13 horas, no PDE. Ela falará sobre Crea Jr.: atribuição profissional e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Também serão debatidos temas como Onde a Eletrônica de Potência e a Mecânica se Encontram; a Nova NR 12: oportunidade com responsabilidade; Desenvolvimento Tecnológico e Ambiente são Indissociáveis; Inovatech: momento Inovatech; Processamento de Polímeros; Refrigeração Magnética: estado da arte e desafios; e História das Engenharias no Brasil: do império marítimo colonial português, aos desafios tecnológicos do século XXI.

As duas primeiras edições do Seminário foram voltadas principalmente para os alunos de graduação em Engenharia Mecânica. Nesta edição, o tema do evento é a interface entre essa e outras ciências e até mesmo outras engenharias. Por isso, os organizadores contam com a participação de alunos de outros cursos. Além disso, serão oferecidos seis minicursos; haverá espaço para a apresentação de trabalhos científicos; e serão realizadas as bancas de defesa dos trabalhos de conclusão de curso do departamento. A programação completa e demais informações sobre o evento estão disponíveis no site http://www.dem.uem.br/iiisem.