Em visita às Universidades Portuguesas, visando promover a internacionalização institucional, o reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, assinou convênio de cooperação técnico-científica com a Universidade do Minho, na cidade de Braga (Portugal). O convênio foi assinado no dia 8 e objetiva a cooperação entre as duas instituições em projetos de ensino, pesquisa e extensão, por meio de mobilidade acadêmica e produção científica.

Entendimentos estão sendo mantidos com outras Universidades Portuguesas para iniciar ou ampliar as cooperações internacionais com a UEM. No dia 6, Prates Filho participou, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, da reunião do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, quando várias possibilidades de cooperação foram debatidas, sendo algumas com início previsto já para este ano.

Entre os dias 7 e 8, o reitor da UEM participou no XXI Congresso da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (CLUP) discutindo ações para o fortalecimento nas relações entre esses países.

Na, quinta-feira, dia 9, Prates Filho reuniu-se com o reitor, vice-reitor e diretores da Universidade do Porto, reafirmando convênios e estabelecendo Termos Aditivos de interesse da comunidade acadêmica da UEM.