O reitor Júlio Santiago Prates Filho renovou convênio com a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. A solenidade fez parte da programação do ciclo de visitas técnicas da Abruem às instituições de ensino superior portuguesas. Prates Filho foi recepcionado pelo reitor João Gabriel Silva e pela chefe de Divisão de Relações Internacionais, Maria Filomena Marques de Carvalho.

A Universidade de Coimbra promove e encoraja ações que viabilizam a mobilidade acadêmica e a internacionalização do ensino superior. Considerada a universidade mais cosmopolita de Portugal, por abrigar estudantes de diversos países, a UC conta, atualmente, com cerca de 22 mil alunos, 1.500 professores e oito faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação e Ciências do Desporto e Educação Física.

O Reitor Júlio Santiago Prates Filho assinou mais um convênio de cooperação entre a Universidade de Coimbra e a UEM. O convênio com validade de 5 anos tem por finalidade o intercâmbio de estudantes, de membros do corpo docente e do quadro técnico de nivel superior; a participação em seminários e encontros acadêmicos; a elaboração de atividades conjuntas de pesquisa; atividades de intercâmbio cultural; participação em cursos internacionais e outras atividades de interesse mútuo.  O reitor da UEM destacou que este e outros convênios vão contribuir significativamente com a política de internacinalização e serão baseados em processos da reciprocidade.

Na terça-feira, dia14, os reitores da Abruem estiveram em Aveiro, onde conhecem as instalações da Universidade de Aveiro (foto), instituição criada em 1973, que conta com aproximadamente 13 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação, e que recebe e envia acadêmicos de e para diversos países do mundo. Hoje, estão em Lisboa, onde ficam até sábado, quando retornam ao Brasil.